
A capacidade de geração de leads do Facebook é uma grande parte do motivo pelo qual tantas empresas confiam na plataforma social para sua publicidade. E eles estão certos,
Os anúncios do Facebook têm o potencial de aumentar a aquisição de novos clientes. Mas os anúncios do Facebook às vezes podem parecer uma aposta, especialmente nos primeiros dias em que você está apenas começando.
Você pode escolher o objetivo, o posicionamento, o orçamento ou o objetivo errado da campanha, ou até ser vítima de erros mais sutis que resultam em baixo desempenho do anúncio e desperdício de dinheiro.
Encontramos seis erros que contribuem para a má geração de leads do Facebook. Não abordá-los afetará consistentemente toda a sua campanha publicitária.
A boa notícia é que eles são fáceis de corrigir.
Descubra os erros mais comuns que os profissionais de marketing cometem e como corrigi-los para que seus anúncios de geração de leads do Facebook obtenham os resultados esperados!
Introdução aos anúncios de geração de leads do Facebook
Antes de começarmos a cometer erros comuns cometidos com a geração de leads do Facebook, vamos começar do início e ver como configurar uma campanha e como usá-la para obter mais leads .
A melhor maneira de atender às necessidades do seu público é entender o seu cliente ideal .
Como as pessoas que clicam nos seus anúncios são as mais interessadas no seu produto, faça algumas perguntas quando clicarem nos seus anúncios.
Os anúncios líderes do Facebook permitem incluir um formulário de geração de leads – também chamado de formulário instantâneo – em sua campanha para que as pessoas compartilhem rapidamente informações básicas com você. Os formulários instantâneos são especialmente úteis no celular, onde as pessoas passam em média quatro horas e meia por dia em seus telefones .
Para aumentar o número de formulários preenchidos, o Facebook preenche automaticamente automaticamente partes do seu formulário instantâneo com base nas informações que os usuários já compartilharam no Facebook – como nome, endereço de email e número de telefone.
Antes de entrarmos na palavra escrita, entendemos que algumas pessoas são mais aprendizes visuais. Por isso, decidimos organizar um webinar especial para mostrar o que você deve fazer!
Como criar um anúncio de lead
Para criar um anúncio principal, acesse o Painel do Facebook Ads Manager e clique em “Criar”:


Como estamos focados na aquisição de clientes, escolha “Geração de leads” na lista de objetivos.

Com esse objetivo, seu objetivo é segmentar pessoas que estão na fase de consideração da jornada do cliente . Isso garante que seus anúncios principais sejam vistos pelas pessoas com maior probabilidade de compra.
Além disso, você atrai mais leads que estão curiosos sobre a sua solução para seus pontos de dor específicos. No momento em que veem seu anúncio, eles já começaram a pesquisar soluções disponíveis.
Em seguida, especifique suas configurações de teste A / B e CBO. Se não tiver certeza se deseja dividir o teste de seus anúncios ou usar a Otimização do orçamento da campanha , você pode deixar essas configurações desativadas.

Em seguida, especifique seu público, canal, orçamento e cronograma.
Ao definir seu público-alvo, lembre-se de que você pode fazer upload de um público-alvo personalizado usando endereços de e-mail, números de telefone e quaisquer outros dados de identificação coletados.
Você também pode usar Públicos parecidos que correspondem aos tipos de pessoas que já visitam sua página do Facebook.

Com base no público alvo, especifique os dados demográficos, interesses e comportamentos comuns ao seu público .
Isso garante que as pessoas “certas” vejam seu anúncio:

Deixe os canais definidos em Automático para permitir que o Facebook decida onde seus anúncios são melhor otimizados:

Por fim , defina o orçamento do seu anúncio :

A etapa final na criação do seu anúncio principal é definir o design do seu anúncio .
É aqui que você escolhe o formato que seu anúncio usará (carrossel, imagem única, vídeo único e apresentação de slides), escolhe suas imagens e insere sua cópia do anúncio.
Como criar um formulário instantâneo
Após a conclusão do seu anúncio, você pode criar seu formulário instantâneo.
Na seção Instant Form, clique em “New Form”:

É aqui que você decide o tipo de formulário que você usará, inclua ou não uma introdução, personalize as perguntas que ele incluirá, compartilhe sua política de privacidade ( observação: antes de publicar seu anúncio principal, você primeiro, vincule a política de privacidade do seu site) e personalize sua tela de agradecimento:

Et voilà! Você está pronto. Ou você está?
4 maneiras comprovadas de obter mais leads
Antes de publicar seu anúncio e formulário instantâneo, lembre-se de algumas práticas recomendadas para garantir que o anúncio obtenha o engajamento (curtidas, cliques e compartilhamentos) desejado.
Para alavancar essa estratégia ofensiva, aqui estão quatro maneiras de gerar leads que você pode usar para sair oscilando.
# 1 – Ofereça algo de graça
As pessoas gostam de receber material gratuito, portanto, use-o como uma maneira de apresentar seu produto ou serviço ao seu público. Depois de chamar a atenção deles, use seu formulário instantâneo para coletar informações de contato, para que você possa continuar a nutrir o relacionamento e orientá-lo na jornada do cliente – da conscientização à retenção.
Há uma resposta psicológica documentada a produtos e amostras gratuitos que podem ser aproveitados como uma poderosa ferramenta de marketing .
Com o e-book acima, o Design Pickle não apenas ajuda a convencê-lo de sua autoridade no espaço de design, mas também oferece as ferramentas para você fazer isso, se necessário.
Os produtos gratuitos servem como uma “abertura suave” para o restante de seus serviços. As pessoas que usam seu produto gratuito iniciaram um relacionamento com sua marca, o que pode ser um fator decisivo na decisão de qual produto pagar abaixo da linha.
# 2 – Faça a pergunta
Os melhores leads são leads qualificados. Essas são as pessoas com maior probabilidade de comprar alguma coisa. Para encontrar essas pessoas, use seu formulário instantâneo para fazer perguntas qualificadas.
Segmente os leads com base em como eles respondem e se concentram em nutrir seus leads qualificados primeiro.
Uma maneira de fazer isso é conectar-se a um lead por meio de uma pesquisa com um formulário de informações de contato. Isso fornecerá informações valiosas sobre seus leads que podem ajudá-lo a nutri-los.
Aqui a loja de varejo sul-africana V&A Waterfront está fazendo exatamente isso. Eles estão ligando para uma pesquisa sobre sua loja.

Isso significa que eles só conseguirão leads de alta qualidade de pessoas que estão ativamente interessadas em sua loja na Cidade do Cabo.
Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo sua pesquisa.
- Comece perguntando se o lead precisa do valor que seu produto oferece .
Isso ajudará as pessoas a avaliar quais de suas necessidades você pode atender, o que significa que você pode qualificá-las instantaneamente. Por sua vez, você estará mais preparado para discutir como ajudá-los.
- Hora corretamente.
Se você possui uma versão de avaliação gratuita do seu produto, perguntar às pessoas como foi sua experiência com o produto durante essa avaliação pode ajudá-lo a direcionar leads para produtos ou recursos úteis enquanto eles procuram fazer a transição para a versão completa do seu produto.
- Coloque suas pesquisas estrategicamente.
Uma pesquisa exibida antes de clicar fora do formulário de pedido pode perguntar por que alguém não concluiu um pedido. Em uma página de produto, você pode perguntar quais recursos são mais importantes. A captura desse tipo de dados ajudará você a alimentar seus leads.
As pesquisas demonstram o valor que você atribui ao feedback de seus clientes e ajudam a servir o seu lead desde o primeiro ponto. Mesmo que o acompanhamento da sua pesquisa não converta todos os leads, eles ainda poderão capturar os comentários que você pode usar para melhorar.
Além disso, as pesquisas são personalizáveis e uma adição fácil a qualquer site, tornando-as adequadas para qualquer estratégia de geração de leads.
# 3 – Um vídeo vale mais que mil leads
Os vídeos podem ser uma parte valiosa da construção de sua marca, porque são uma maneira poderosa de transmitir sua mensagem.
Com os anúncios principais, você pode usar o vídeo para atrair seu público-alvo e incentivá-lo a clicar no CTA.
Mas lembre-se:
Os usuários assistem apenas cerca de um terço dos vídeos do Facebook , então crie antecipação no seu vídeo e coloque o CTA logo no início.
Aqui estão três truques profissionais que facilitarão sua vida:
- Se você deseja se concentrar na quantidade de leads, adicione um CTA aos vídeos educacionais.
Eles serão fáceis de digerir para pessoas novas no seu produto e atingirão um público maior.
- Se você deseja se concentrar na qualidade dos leads, adicione um CTA aos vídeos segmentados.
Por exemplo, coloque seu CTA em tutoriais curtos com recursos especiais do seu conjunto de produtos. Estes irão agradar aos compradores que conhecem.
- Localização, localização, localização.
Verifique se o seu CTA está no ponto perfeito do seu vídeo. Os CTAs de endroll geram leads de qualidade, mas os CTAs intermediários têm uma conversão um pouco maior . Se estiver usando um CTA intermediário, desperte interesse em seu produto / marca antes do CTA, mas não interrompa a atenção do espectador.
# 4 – Explorar o poder do celular (SMS incluído)
A quantidade de tempo que as pessoas passam em seus telefones está aumentando constantemente.
Os formulários instantâneos oferecem muitos recursos para facilitar a experiência do cliente. Certifique-se de usar os recursos disponíveis no celular.
Mas não basta! Qualquer pessoa que possua canais e protocolos de geração de leads bem estabelecidos deve adicionar SMS à sua estratégia. A incorporação do SMS fornecerá um conjunto melhor de ferramentas para interagir com leads.
Os consumidores de hoje são mais sofisticados , especialmente quando se trata de pesquisar produtos, e a inclusão de uma campanha por SMS ajudará você a ser mais sutil, ágil e informado do que nunca.
Verifique suas caixas de entrada de e-mail e SMS. Qual deles está repleto de mensagens não lidas? É a sua caixa de entrada, não é?
Enquanto as mensagens SMS são lidas 99% do tempo, os e-mails podem definhar. Além disso, um estudo constatou que as taxas de resposta por SMS são 3-4X mais altas do que com o email .
Portanto , é um acéfalo total integrar o SMS ao seu processo de geração de leads.
A chave para usar o SMS é dobrá-lo em um canal existente para fornecer um contexto forte para os usuários que recebem suas mensagens.
Vejamos algumas maneiras rápidas de integrar o SMS sem problemas:
- Em resposta a uma pesquisa.
Se um lead fornecer suas informações móveis depois de fazer uma pesquisa, use-o para acompanhar. Você pode fornecer a eles informações sobre quaisquer preocupações que eles levantem. Por exemplo, se eles estiverem confusos sobre os planos de preços, siga um link para uma explicação passo a passo dos seus planos.
- Em resposta a um vídeo.
Acompanhe seu CTA em um vídeo educacional com locais em que um lead pode encontrar mais informações sobre o produto para incentivar a exploração de seus serviços.
- Como o pontapé inicial para uma oferta.
Se você estiver realizando sorteios, oferecendo um cupom ou fazendo uma venda, lembrando seus leads logo antes que eles expirem, capitaliza a natureza instantânea do SMS e incentiva as pessoas a fazer compras por causa de um prazo final.
Agora que você sabe como criar anúncios-chave e formulários instantâneos e como maximizá-los , vamos abordar os erros que você pode estar cometendo e como corrigi-los.
Erro nº 1: não incluindo os campos de formulário instantâneos corretos para captura de leads
A publicação de um anúncio de geração de leads é apenas o primeiro passo para aumentar sua base de clientes. O próximo passo é alimentar seus novos leads para que eles comprem alguma coisa. Mas, para saber mais sobre seus novos leads e alimentá-los, você precisa de dados.
Com um formulário instantâneo, você pode coletar qualquer coisa, de e-mails a números de telefone e opiniões de clientes. Mas se você não pensar em como deseja usar os dados coletados, será difícil transformar esses dados em algo útil.
Por exemplo, digamos que você ofereça cotações gratuitas para seu público; não basta pedir um nome e endereço de email. Sua cotação precisa ser personalizada de acordo com as necessidades de cada lead e fornecer uma idéia de quão perto eles estão de comprar algo.
Neste exemplo da Land Rover, a segunda página do formulário instantâneo pergunta às pessoas quando elas planejam comprar:
[ Fonte ]Dessa forma, a Land Rover sabe onde esses leads estão na jornada do cliente e pode criar novas campanhas que ajudam a mover esses leads para a compra.
Como consertar este problema
Em vez de usar um formato padrão de campos de formulário instantâneos, personalize o formulário para incluir campos diretamente relacionados ao produto ou serviço que você está oferecendo.
Você pode usar as informações coletadas para melhorar a experiência do cliente e atender às suas necessidades.

Portanto, se seu anúncio principal for para serviços de consultoria, inclua um campo de agendamento de compromissos versus um campo de texto livre solicitando a disponibilidade do lead (ele só funciona no celular).

Essa abordagem reduz o trabalho manual para os clientes e é mais rápido para eles serem concluídos. Essa abordagem também melhora suas chances de seguir adiante.
Comments are closed.