
Até agora, você deve estar familiarizado (se não esgotado) com as conseqüências da pandemia do COVID-19. Além dos problemas com o papel higiênico, os relatórios mostram um aumento significativo no fechamento de empresas tradicionais. Em vez de insistir nos danos, na dor e na incerteza, considere mover seus negócios on-line para sobreviver e prosperar nesses tempos econômicos difíceis.
Com os consumidores incapazes de se aventurar e visitar suas lojas favoritas, ter uma presença on-line é mais importante do que nunca. Embora tenha havido uma mudança drástica nos hábitos de consumo das pessoas, elas ainda estão online e comprando coisas que as ajudarão a se adaptar ao novo normal. Mover seus negócios on-line, portanto, pode ajudar a gerar receita muito necessária para manter suas operações.
Para ajudá-lo a levar sua loja física de “temporariamente fechada até novo aviso” para uma incrível empresa on-line, reunimos uma lista de etapas acionáveis para colocar seus negócios on-line.
1. Compre um nome de domínio
A seleção de domínios é o primeiro passo para mover seus negócios online. Idealmente, você deseja que o nome do domínio seja igual ao nome da sua empresa. Por US $ 15 a US $ 20, você pode registrar um nome de domínio por um ano inteiro.
Para comprar um domínio, pesquise o nome da sua empresa por meio de uma plataforma de compra de domínio . O Shopify oferece um que permite comprar e gerenciar domínios personalizados. Você também pode usá-lo para pesquisar nomes alternativos se o seu nome offline já estiver em uso.

A plataforma de compra de domínio da Shopify também permite escolher entre extensões de domínio padrão, premium e de país. Portanto, se a versão “.com” do seu nome preferido não estiver disponível, você poderá registrar a extensão “.net” ou “.co” para o seu nome offline. A compra de um nome de domínio é um grande passo para o proprietário de uma empresa. Portanto, não se apresse e siga estas diretrizes.
- .com deve ser sua primeira escolha, pois é a extensão de domínio mais poderosa
- Hífens e números são um grande não para nomes de domínio
- Extensões locais como .ca e .uk podem funcionar bem para empresas locais
- Os domínios com marcas registradas podem causar problemas legais, portanto evite-os a todo custo
Dica profissional : se você deseja criar uma identidade on-line distinta, use o Oberlo Business Name Generator para ter ideias exclusivas para o seu nome de domínio.
2. Crie um site
Depois de registrar um nome de domínio, você estará pronto para começar a criar seu site. Uma etapa essencial na criação de um site é escolher uma plataforma na qual você hospedará seu conteúdo. Pense em suas expectativas de vender on-line antes de decidir qual plataforma ou software é melhor para você.
Por exemplo, se você oferece serviços de design de interiores, pode começar um blog em que pode dar dicas sobre como lidar com uma reforma ou conselhos sobre como escolher móveis. Isso ajudará a estabelecer sua credibilidade e, ao mesmo tempo, oferecer a oportunidade de fazer reservas on-line.
Mas se você planeja vender produtos por meio do site, precisa se inscrever em uma plataforma de comércio eletrônico. Plataformas como o Shopify são super fáceis de usar e configurar. Basta criar uma conta e você pode começar a criar seu site e vender imediatamente.

Ao descobrir o que deseja alcançar com seu site, você pode escolher o tipo de plataforma que o aproximará de seus objetivos.
3. Trabalhe no design do site
À medida que você coloca seus negócios on-line, é provável que sua plataforma de website apresente uma variedade de temas (ou modelos) para você escolher. Escolha um tema simples e profissionalmente projetado e adicione personalizações ao longo do tempo, se desejar. Você deseja garantir que o design não apenas reflita a personalidade da sua marca, mas também seja fácil para os clientes navegar. Você pode fazer bastante com temas pré-criados para garantir que seu site transmita a imagem da sua marca. A maioria dos modelos permitirá que você faça essas alterações:
- Substitua o logotipo padrão pelo seu
- Alterar o plano de fundo, fonte e menu de navegação
- Inserir ou remover conteúdo de várias páginas do site
- Adicionar links de mídia social no cabeçalho e rodapé
- Exibir um formulário ou link de inscrição por e-mail
- Exiba vídeos e imagens de produtos
A flexibilidade dessas personalizações variará entre as plataformas, com soluções como o Shopify permitindo que os vendedores introduzam a personalidade de sua marca em seus sites.
4. Decida o que vender
Outra coisa que você precisa fazer ao mover sua empresa on-line é decidir o que vender com as ofertas existentes.
Embora as empresas baseadas em serviços não precisem se preocupar com armazenamento e remessa, os tijolos e argamassas podem ter que reduzir seu estoque para manter os custos baixos.
Ao escolher produtos para vender, comece adicionando os itens mais vendidos e leves ao seu site de comércio eletrônico. Além disso, considere quais itens os compradores perguntam ou mais solicitam. Dessa forma, você poderá encontrar novos produtos que aumentarão as vendas da sua loja.
Se você não tiver os meios para armazenar novo inventário, poderá usar uma ferramenta de dropshipping como a Oberlo para encontrar fornecedores que cuidam de tudo, desde o armazenamento até a entrega.
5. Adicione conteúdo ao seu site
O conteúdo é crucial para mover seus negócios online. Como as pessoas não poderão visitá-lo pessoalmente, a única maneira de ajudá-las a ter uma ideia do seu negócio é escrever um bom conteúdo. Adicione conteúdo nas principais páginas do seu site para que as pessoas possam aprender sua história e se familiarizar com seus produtos ou serviços.
Embora você possa criar e adicionar conteúdo em um número ilimitado de páginas, concentre-se em:
- Pagina inicial
- Página Sobre nós
- Página de produto / serviço
- Página Devoluções e reembolsos
- Página Fale Conosco
Aqui estão algumas dicas sobre o conteúdo a ser incluído em cada página:
Pagina inicial
Sua página inicial deve apresentar um resumo rápido do que sua empresa faz, alguns recursos visuais de alta qualidade mostrando seu produto ou serviço e talvez alguns depoimentos de seus clientes existentes.
Página Sobre nós
Use esta página para compartilhar a história de seu começo humilde. Poste imagens de estilo de vida para mostrar que há uma pessoa real por trás da sua empresa. Se você não sabe por onde começar, inspire-se nesses modelos de página Sobre nós .
Página de produto ou serviço
Aqui você pode listar os detalhes dos produtos ou serviços que você vende. Tente dividir os recursos, benefícios e qualquer outra coisa que você queira adicionar em pequenos pedaços digeríveis. Subtítulos, marcadores e recursos visuais são ótimos para melhorar a legibilidade e o layout desta página.
Por falar em recursos visuais, você pode tirar algumas fotos de alta qualidade de seus produtos usando seu smartphone. Se você oferece serviços, pode ser necessário contratar um fotógrafo que faça uma sessão de estilo de vida que possa ser exibida em seu site.
Página Devoluções e reembolsos
Sua página de devoluções e reembolsos não é apenas uma caixa de seleção – ela realmente revela o quanto você se importa com a experiência do cliente . Use uma linguagem de conversação para informar aos clientes quais itens (por exemplo, danificados, pouco usados etc.) podem ser devolvidos e como serão feitos os reembolsos.
Coloque o link para sua página de reembolsos e devoluções em um local acessível em seu site para facilitar a compra dos consumidores. 66% dos compradores revisam a política de devolução de um site antes de se comprometerem a fazer uma compra.
Página Fale Conosco
Coloque seu endereço de e-mail, número de telefone, endereço físico, horário comercial e até identificadores de mídia social nesta página. Se você estiver usando uma plataforma de comércio eletrônico, também poderá aplicar um formulário de contato na página criada.
6. Configure seus pagamentos
Para iniciar suas vendas on-line, você precisa receber pagamentos de seus clientes.
Embora seja possível gerar receita com um método simples de pagamento on-line, muitos clientes estão se acostumando a ver várias maneiras de pagar em seus sites favoritos.
Isso significa que você precisa oferecer várias opções de pagamento em seu site. Felizmente, a maioria das plataformas de sites tem a opção de integrar diferentes gateways de pagamento. Alguns até oferecem um pacote tudo-em-um, onde você recebe pagamentos através de diferentes gateways sem precisar configurar uma conta de comerciante.
Para dar um exemplo, o Shopify vem com uma solução de pagamento integrada chamada Shopify Payments . Você pode se inscrever fornecendo ao Shopify o número da sua conta bancária, informações sobre o produto e detalhes pessoais. Uma vez ativado, ele permite que você aceite várias opções de pagamento, incluindo cartões de crédito, Apple Pay, Google Pay e muito mais.

Você também pode usar o Shopify Payments ao lado do PayPal, que é outra maneira popular de aceitar pagamentos online.
5. Anuncie empresa
Mover seus negócios on-line é uma coisa; levar as pessoas a perceberem que é outra. Uma das partes mais desafiadoras é se destacar da multidão de concorrentes que têm ofertas semelhantes. Então, depois de ficar on-line, faça todo o possível para espalhar a notícia sobre seus negócios. Aqui estão alguns canais que você pode aproveitar:
- E – mail : não envie spam a todos e viole regras agora. Envie um e-mail simples para seus clientes existentes e os da sua lista de e-mails. Mantenha-o informativo, pois a inclusão de uma promoção pode impedir que o email chegue à caixa de entrada principal.
- Mídia social : crie uma postagem de anúncio no Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn e qualquer outra plataforma em que sua empresa tenha um perfil social. Inclua um link de volta ao seu site para obter informações sobre sua nova identidade. Além disso, adapte o conteúdo a cada plataforma (como fazer um anúncio divertido e casual por meio de uma história do Instagram) para que você possa alcançar públicos-alvo em toda parte.
- Mecanismos de pesquisa : embora leve tempo para estabelecer uma presença nos mecanismos de pesquisa, você deve começar a trabalhar em SEO assim que colocar seus negócios on-line. A maneira mais fácil de fazer isso é pesquisar quais palavras-chave as pessoas usam ao pesquisar empresas semelhantes. Insira essas palavras-chave na cópia do seu site e também na seção “Alt” das suas imagens.
- Influenciadores : quando foi a última vez que um cliente chegou ao seu negócio devido à indicação de outra pessoa? Ao iniciar, considere uma parceria com influenciadores para divulgar a sua empresa. Trabalhe com influenciadores menores do que os grandes nomes, pois eles são mais eficazes para levar as pessoas a se envolverem e agirem de acordo com suas recomendações.
Palavra final
Como empresa offline, você não pode ficar atrás de seus concorrentes. Dê uma olhada na sua configuração atual e descubra como ficar on-line pode ajudá-lo a obter mais clientes e receita. Por exemplo, você poderia expandir sua gama de produtos movendo sua estrutura física para uma plataforma de comércio eletrônico? Você poderia vender seus serviços de consultoria para pessoas na Ásia? Seja o que for, mudar de offline para online ajudará a manter seus negócios em funcionamento.
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