
É a pergunta com uma resposta que escapa a muitos de nós: por que algumas postagens se tornam virais com o engajamento, enquanto outras murcham e morrem sem o mínimo de curtidas de cortesia?
Se você produz conteúdo para o público social e ainda luta com o algoritmo do Feed de Notícias do Facebook, não está sozinho.
A boa notícia é que o novo algoritmo do Facebook não é mais uma caixa preta; O Facebook vazou lentamente como exatamente classifica e prioriza o conteúdo nos Feeds de Notícias dos usuários.
Veja como o algoritmo do Facebook funciona em 2020 com cinco dicas de especialistas sobre como aumentar o ciclo de vida do seu conteúdo no Facebook.
1. O que é o novo algoritmo do Facebook?
O algoritmo do Facebook classifica todas as postagens disponíveis que podem ser exibidas no Feed de notícias de um usuário com base na probabilidade de ele ter uma reação positiva .
O Facebook agora classifica e prioriza o conteúdo postado de amigos em vez de editores, com foco no que o algoritmo determina como “interações significativas”.
Acredita-se que o novo algoritmo do Facebook seja baseado no algoritmo Vickrey-Clarke-Groves , que “opera como um leilão fechado”.
O algoritmo do Facebook para classificar o conteúdo no seu Feed de notícias é baseado em quatro fatores:
- O inventário de todas as postagens disponíveis para exibição
- Sinais que informam ao Facebook o que cada postagem é
- Previsões sobre como você reagirá a cada postagem
- Uma pontuação final atribuída ao conteúdo com base em todos os fatores considerados
Compreender o básico pode ajudar seu conteúdo a se destacar
Os anunciantes que desejam se tornar mais eficazes em sua estratégia de conteúdo, paga e orgânica, se beneficiam de um entendimento básico do algoritmo.
Se você está apontando para alcançar 2,2 bilhões de + usuários ativos do Facebook, você é contra alguns íngreme competição:
- 1,66 bilhão de usuários ativos diariamente
- 4,75 bilhões de partes de compartilhamentos de conteúdo – diariamente
- Mais de 300 milhões de uploads de fotos – diariamente
- 510.000 comentários – a cada 60 segundos
- 293.000 status – a cada 60 segundos
2. Alterações no algoritmo do feed de notícias do Facebook desde 2018
Desde que a controvérsia de dados eclodiu na rede social no final de 2017, o Facebook trabalhou para melhorar a transparência sobre como classifica o conteúdo no Feed de Notícias.
Fonte: Facebook
Entre as conferências F8 do Facebook , os seminários on- line do Feed de notícias e as apresentações de algoritmos – agora podemos dizer que o novo algoritmo do Facebook não é mais uma caixa preta completa.
O Facebook tornou-se público com alterações no algoritmo em sua atualização “Interações significativas” em janeiro de 2018.
Atualizações no ranking de vídeos do Facebook: lealdade, duração da visualização e muito mais
Uma das atualizações mais recentes do novo algoritmo do Facebook é a atualização dos rankings de vídeo .
Embora fatores como lealdade e intenção, durações de vídeo e visualização e originalidade sempre tenham sido valorizados, o Facebook agora está enfatizando cada vez mais esses três itens.

O que isso significa para os criadores de vídeos do Facebook?
- Lealdade e intenção: agora, mais do que nunca, o Facebook está valorizando cada vez mais os revisores. Se você pode manter sua audiência voltando, é seguro dizer que você verá um aumento em suas classificações de vídeo.
- Durações de vídeo e visualização: o Facebook valoriza a atenção do usuário, o que significa que vídeos com durações de visualização mais longas terão um aumento na classificação. Os vídeos devem ter pelo menos um minuto, embora o Facebook recomende o uso de vídeos com pelo menos três minutos.
- Originalidade: a ênfase do Facebook em conteúdo exclusivo continua. O conteúdo reutilizado ou compartilhado será penalizado, enquanto o conteúdo original dos criadores de conteúdo que as pessoas assistem e retornam receberão um aumento na classificação.
Spam e informações enganosas penalizam as páginas
O novo algoritmo do Facebook também é melhor do que nunca no reconhecimento de conteúdo tendencioso. Em um esforço para conter alegações de saúde enganosas , bem como produtos médicos publicamente falsificados, eles aprimoraram ainda mais o algoritmo na detecção de títulos com spam ou clickbait.
As páginas que compartilham conteúdo com rótulos no Facebook, clickbait, serão penalizadas dentro do algoritmo, resultando em menor distribuição no Feed de Notícias. No entanto, assim que o conteúdo ofensivo parar de postar esse tipo de conteúdo, suas postagens não serão mais penalizadas.
3. Como o algoritmo do Facebook funciona em 2020
O objetivo do algoritmo do Facebook é “mostrar histórias que são importantes para os usuários”, de acordo com Adam Mosseri, vice-presidente de gerenciamento de feeds de notícias do Facebook.
Com isso em mente, você deve saber como os diferentes fatores de algoritmo do Facebook funcionam juntos para determinar quais histórias “importam” para um usuário.
Aqui estão os quatro fatores que determinam se uma história é relevante para o Feed de notícias de um usuário.
1. Inventário
O inventário representa o estoque de todo o conteúdo que pode ser exibido para um usuário no Feed de notícias do Facebook. Isso inclui tudo postado por amigos e editores.

2. Sinais
Os sinais representam as informações que o Facebook pode coletar sobre um conteúdo. Os sinais são o único fator que você tem controle .
Estas são as suas sugestões que o Facebook interpreta; tipo de conteúdo, editor, idade, objetivo e muito mais.

Você deseja que seu conteúdo sinalize ao Facebook que é significativo e relevante para o seu público-alvo.
3. Previsões
As previsões representam o comportamento de um usuário e a probabilidade de uma interação positiva com uma parte do conteúdo.

“As previsões levam em consideração o envolvimento autêntico , como comentários, curtidas e compartilhamentos de perfis reais”, diz Riley Spicer, estrategista social pago da Tinuiti.
4. Pontuação
A pontuação é o número final atribuído a um conteúdo, com base na probabilidade de o usuário responder positivamente a ele.

Interações significativas são mais valorizadas
Como anunciantes, a única parte do processo sobre a qual temos controle são os sinais do nosso conteúdo.
Esses sinais podem ser divididos em duas categorias: passivo e ativo .

Sinais passivos incluem tempo de exibição, tipo de história, horário publicado e outras métricas inativas.
Os sinais ativos incluem curtidas, compartilhamentos, comentários e outros eventos ativos que estimulam o envolvimento.
Você deve adaptar seu conteúdo para promover um envolvimento positivo ou o que o Facebook definiu como “interações significativas”.
Sinais ativos geram interações significativas:
- Comentários
- Respostas
- Curtidas
- Acções
“ Além de classificar as postagens no Feed de notícias das pessoas, o Facebook começou a tornar os comentários públicos mais significativos em junho de 2019 , o que pode ajudar a mostrar às pessoas comentários relevantes e de qualidade”, explica Spicer.
4. Cinco práticas recomendadas que podem tornar seu conteúdo mais significativo
Aqui estão algumas diretrizes para manter seu conteúdo significativo aos olhos do Facebook, com base na cobertura de Matt Navara e Paul Armstrong do seminário on-line do Feed de Notícias do Facebook .
1. Seja um iniciador de conversas
O algoritmo de feed de notícias do Facebook favorece o conteúdo que promove interações positivas entre seus seguidores e outras pessoas.
Qualquer conteúdo, de produtos a educação e entretenimento – deve provocar conversas.
Você deseja que seu conteúdo induza as pessoas a interromperem o rolagem, interagirem e compartilharem umas com as outras.
A Sephora, que sempre ocupa o primeiro lugar no Digital IQ Index da L2, sempre encontra um equilíbrio entre publicidade e conversa – começando com conteúdo orgânico e patrocinado bem trabalhado.
2. Concentre-se no seu público
Seu conteúdo sempre deve ser relevante para seu público-alvo principal – para as pessoas com quem você deseja criar uma comunidade.

Produtos, educação, estilo de vida – tudo deve se basear na sua identidade como uma marca que atende a um público específico.
3. Coloque o investimento em publicidade em um conteúdo orgânico
O novo algoritmo do Facebook valoriza o conteúdo que apresenta um bom desempenho orgânico, e você pode criar esse impulso aumentando ou promovendo esse conteúdo com dinheiro para anúncios.
Conteúdo que já possui forte tração orgânica significa CPCs mais baixos – que, combinados com os dólares dos anúncios, podem atuar como um efeito de bola de neve para o seu conteúdo.
Fonte: Aumente o ROI do marketing de influenciador com anúncios pagos: Guia em 7 etapas
“Identifique oportunidades de anúncios com base no engajamento orgânico de postagens e aproveite as ferramentas do Facebook Ads Manager, aproveitando essas postagens em anúncios”, diz Spicer.
Por outro lado, não gaste dinheiro com anúncios por trás de conteúdo orgânico de baixo desempenho. Ele terá CPCs mais altos e custará mais, oferecendo menos em troca.
4. Evite clickbait
Lembra de todas as postagens “como se…” e “compartilhe se você é…”?
Isso é considerado isca de engajamento, mas não agrega valor ou interação para os usuários.
Fonte: Forbes
Fique longe de pedir às pessoas para “por favor, comente, curta e compartilhe”. Seu conteúdo deve inspirá-los a se envolver sem ter que perguntar.
“O Facebook penaliza marcas que incentivam comentários, curtidas e compartilhamentos em publicações orgânicas e de anúncios. Lembre-se disso ao desenvolver conteúdo para Instagram e Facebook ”, diz Spicer.
5. Acompanhe o desempenho do seu conteúdo
Depois de publicar seu conteúdo, lembre-se de usar o Facebook Insights para acompanhar o desempenho do seu conteúdo.

Acompanhe o desempenho de suas diferentes peças de conteúdo.
Aprenda com os dados do Insights e otimize a partir daí.
5. Algoritmo do feed de notícias do Facebook: Resumo final
O novo algoritmo do Facebook é sofisticado e não há como “hackear”, mas existem etapas simples que você pode seguir para fazer o algoritmo funcionar para você.
- Mantenha seu conteúdo significativo sendo um iniciador de conversas
- Defenda seu público
- Fique longe do clickbait
- Melhore o seu conteúdo orgânico com melhor desempenho
- Acompanhe seu desempenho com o Facebook Insights e outras ferramentas
Comments are closed.