
Ter dados é uma coisa.
Acessá-lo é outro.
Compreender e analisar é mais um .
E visualizando isso? Bem, esse é um nível de domínio que a maioria das pessoas nunca alcança.
Se você conseguir chegar a esse estágio, poderá desbloquear informações valiosas para sua empresa. Você terá uma vantagem séria quando se trata de obter oportunidades competitivas – seja um projeto ou promoção interessante em sua organização atual ou um cargo totalmente novo em outra.
O mais poderoso de tudo é que você não precisará confiar em outras pessoas (como analista de dados ou especialista em operações) para obter as respostas necessárias. Você terá tudo em suas impressões digitais.
Parece ótimo, certo? Mas como você passa de ter dados para entendê-los, analisá-los e visualizá-los?
Existem toneladas de recursos por aí. Felizmente, um dos meus favoritos, o Google Data Studio, é totalmente gratuito e acessível a todos (mesmo que você não possua nenhum dado!).
Neste guia, mostrarei as ferramentas mais úteis do Data Studio. Começaremos com o básico antes de passar para os recursos intermediários. Por fim, abordaremos as opções avançadas.
Como a maioria das ferramentas do Google, o Data Studio pode ser difícil de dominar, mas vale a pena. Depois de se familiarizar com seus recursos, você poderá usá-lo para criar relatórios impressionantes e informativos para seus clientes, colegas de trabalho ou equipe de liderança.
Não apenas isso, mas você terá desbloqueado o estágio final da experiência em análise de dados. A partir daí, o mundo é sua planilha.
1. Faça logon no Data Studio
Para fazer login, você precisará de uma conta do Google – recomendo usar a mesma que a sua conta do Analytics, Search Console e / ou Google Ads.
Você chegará à página de visão geral do Data Studio. Clique na guia “Página inicial” para visualizar seu painel.
2. Explore o painel do Data Studio
Se você já usou o Google Docs, o Sheets ou o Drive antes, esse painel deve parecer bastante familiar.
1. Relatórios
Aqui é onde você pode acessar todos os seus relatórios (equivalente a uma pasta de trabalho no Tableau ou Excel).
Observe que você pode filtrar por quem possui o relatório:

2. Fontes de dados
Fontes de dados lista todas as conexões que você criou entre o Data Studio e suas fontes de dados originais.
Atualmente, o Data Studio suporta mais de 500 fontes de dados (vá para a seção em que eu mostro como explorar as possibilidades).
Fontes de dados do Google Data Studio
As fontes mais populares incluem:
- Google Analytics
- Anúncios do Google
- Google Search Console
- BigQuery
- YouTube Analytics
- PostgreSQL
- Anúncios de Pesquisa 360
- Ecrã e vídeo 360
Se você estiver usando o Google Analytics e / ou o Search Console (o que eu recomendo), será necessário conectar individualmente cada visualização e propriedade, respectivamente.
Portanto, se você tiver três visualizações do GA para três subdomínios diferentes, precisará configurar três fontes de dados diferentes.
Não tema, este é um processo fácil.
3. Explorer
O Explorer é uma ferramenta experimental que permite experimentar ou ajustar um gráfico sem modificar o próprio relatório.
Por exemplo, digamos que você criou uma tabela no Data Studio que mostra as principais páginas de destino por taxa de conversão. Ao olhar para esta tabela, você pensa: “Ah, eu me pergunto o que encontraria se adicionasse um tempo médio de carregamento da página”.
Você não deseja editar o gráfico no relatório e exportá-lo para o Labs – onde você pode ajustá-lo ao conteúdo do seu coração. Se você decidir que o novo gráfico é valioso, é fácil exportá-lo novamente para o relatório. (Vá para a seção em que explico como.)
4. Visão Geral do Produto
Isso o leva de volta à guia Visão geral. Não sei por que está aqui; Eu nunca clico nele.
5. Galeria de Relatórios
Esta é uma coleção de modelos e exemplos. Mais na galeria daqui a pouco.
6. Conectar aos dados
E é aqui que você adiciona fontes de dados. (Você também pode adicionar fontes em um relatório.) Vamos adicionar nossa primeira fonte.
Eu recomendo começar com o Analytics ou o Search Console.
Neste exemplo, conectarei o Analytics; no entanto, o processo é quase idêntico para outras fontes.
Se você quiser acompanhar exatamente o que estou fazendo, conecte a conta de demonstração do Google Analytics à Google Merchandise Store.
Você será solicitado a autorizar a conexão. Depois de fazer isso, você precisará selecionar uma conta, propriedade e visualização.
Para concluir a configuração da conexão, clique em “Conectar” no canto superior esquerdo.
(Deixe “Edição de campo em relatórios” alternada para “Ativado”. Se você estiver criando um relatório para, digamos, um cliente ou um estagiário, e desejar conceder permissões de edição a eles sem abrir mão do controle completo sobre seus dados, você poderá desligue-o. Clique aqui para saber mais sobre a edição de campos .)
Você verá este menu: uma lista de todos os campos da sua conta do Google Analytics (os padrão e os que você adicionou).
Isso parece esmagador? Sim, o mesmo aqui. Há muita coisa que poderia fazer nesta etapa – adicionar novos campos, duplicar os existentes, desligá-los, os valores dos campos mudança, etc. – mas também se pode fazer todas essas coisas no próprio relatório, e é muito mais fácil lá.
Então, vamos avançar rapidamente. Clique em “Criar relatório” no canto superior direito.
O Data Studio perguntará se você deseja adicionar uma nova fonte de dados ao relatório; sim você faz.
Aqui está o que você verá. É bastante espartano, mas não por muito tempo!
Clique em “adicionar um gráfico” na barra de ferramentas. O Data Studio facilita a comparação dos tipos de gráficos com algumas ilustrações úteis.
Escolha a primeira opção em “Séries temporais”. Este tipo de gráfico mostra alterações ao longo do tempo.
Depois que ele aparecer no seu relatório, o painel direito será alterado. Aqui está o que você deve ver:
Por padrão, a dimensão é “Data”; você pode alterar isso para qualquer uma das dimensões baseadas em tempo, incluindo “Ano”, “Hora” etc.
Vou ficar com “Data” porque a conta demo não tem muitos dados históricos.
O Data Studio selecionará automaticamente uma métrica (ou seja, o que é exibido no eixo Y) para você. Sinta-se livre para mudar isso; por exemplo, o padrão era “Visualizações de página” para mim, mas eu preferia ver “Receita por usuário”.

Verifique se você selecionou o gráfico para ver o painel à direita:
Você tem duas opções para adicionar uma métrica (ou dimensão). Você pode clicar no ícone azul de sinal de adição – que abrirá uma caixa de pesquisa para encontrar o campo desejado – ou pode arrastar um campo da direita para a seção métrica.
Para excluir uma métrica, basta passar o mouse sobre ela e clicar no “x” branco que aparece.
Agora vamos adicionar uma tabela. Desta vez, escolha a terceira opção.
Meu gráfico é padronizado como Médio (para dimensão) e Visualizações de página (para métrica), então eu o altero para Produto e Compras exclusivas.
E eu acho que a formatação desta tabela pode usar algum trabalho. Altere as “Linhas por página” de 100 para 20 (muito mais fáceis de ler) e marque a caixa para adicionar uma linha Resumo.
Por fim, clique em “Estilo” para ir para a guia Estilo. Role para baixo e selecione “Adicionar sombra da borda”. Esta é uma das minhas maneiras favoritas de fazer com que um viz visual saia da página.
Para ver o produto acabado, clique em “Visualizar” no canto superior. Isso faz a transição do modo Editor para o modo Visualizador.
Voila!
Para finalizar, precisamos dar um nome ao relatório. Clique em “Editar”.
Clique duas vezes no título (agora é “Relatório sem título”) para alterá-lo.
E com isso, o primeiro relatório é feito oficialmente. Para compartilhar seu relatório, clique no ícone familiar acima do Editor de gráficos e adicione alguns endereços de email.
Ok, não compartilhe o relatório, porque estou prestes a revelar os segredos que ajudarão você a atualizá-lo seriamente.
Dicas para iniciantes
1. Use modelos
Não há necessidade de reinventar a roda. Se você não sabe por onde começar com o Data Studio, recomendo navegar nos modelos deles em busca de inspiração.
Preste atenção ao criador do relatório. Muitos modelos foram criados pela equipe do Data Studio; você pode encontrá-los todos na seção “Modelos de marketing”. Mas também há mais de 45 envios de usuários, localizados na seção “Comunidade”. Alguns dos meus modelos favoritos:
- Visão geral do comportamento do GA : esse painel extrai as informações mais relevantes da seção Comportamento do Google Analytics
- Relatório de mix de canais pagos : use este modelo para entender o desempenho de seus anúncios no Facebook, Twitter, LinkedIn, pesquisa e muito mais.
- Indicadores de desempenho técnico do site : obtenha uma rápida visão geral do desempenho do site em tempo real, incluindo erros de JavaScript e 404 e tempos de carregamento da página.
Também há muitos modelos divertidos e não de marketing na galeria (encontrados na seção “Em destaque”), como F1: Qual a importância da primeira corrida? e Star Wars: dados de uma galáxia muito, muito distante . Definitivamente, dê uma olhada se você estiver curioso para ver todo o potencial do GSD liberado.
2. Publique seu relatório
Deseja mostrar ao mundo suas habilidades superiores em análise e visualização de dados? Envie seu relatório para esta galeria usando este formulário do Google .
Leia as instruções completas neste link , mas aqui está o que eu tenho em mente:
- Não compartilhe informações confidenciais. Recomendo a criação de um relatório com dados acessíveis ao público, para que não haja nenhuma chance de você ter problemas ao compartilhar dados que não são seus. (Dica profissional: recrie um de seus relatórios existentes da empresa com dados falsos de um dos conjuntos de dados de amostra do Google!)
- Faça isso incrível. Os relatórios públicos são impressionantes, portanto, não se contenha com design, recursos e assim por diante.
- Adicione contexto. Forneça explicações na página do que você está medindo ou monitorando com legendas, instruções, talvez até um vídeo com você andando pelo relatório (mais sobre como habilitá-lo aqui).
3. Conecte-se a mais de 150 fontes
Como mencionei, você pode trazer dados de fontes de propriedade do Google para o Data Studio, incluindo Search Console, Google Ads, YouTube e Campaign Manager.
Mas isso é apenas a ponta do iceberg. Também existem mais de 120 conectores de parceiros – essencialmente pontes de terceiros entre o Data Studio e plataformas como Adobe Analytics, AdRoll, Asana, Amazon Ads e AdStage (e isso é apenas o As).
Confira todas as opções aqui .

4. Crie seu próprio tema de relatório
Se o seu relatório é voltado para partes interessadas internas, como a equipe de liderança, ou externas, como clientes, será mais eficaz se parecer bom.
Para ajustar o estilo e a formatação do relatório, clique na opção Layout e tema na barra de ferramentas.
Quaisquer alterações aqui serão aplicadas no relatório, o que significa que você só precisa escolher fontes, cores, etc. uma vez, sempre que adicionar um novo módulo ao relatório.

O Data Studio vem com dois temas internos: simples e simples escuro. Mas é fácil criar o seu próprio – e os resultados são muito mais impressionantes.
Altere o menu suspenso “Tema atual” para “Personalizado”.
Use o guia de estilo da marca para escolher cores, fontes e cores de texto primárias e secundárias. Você pode precisar ser criativo aqui; O HubSpot usa o Avenir Next, que o Data Studio não oferece, então fui com o primo Raleway.
Se você está criando um relatório para um cliente e não conhece seus códigos hexadecimais, Michelle Noonan, da Seer Interactive, tem uma dica excelente : use uma ferramenta de seleção de cores gratuita para identificar o que eles estão usando no site.
Nesta guia, você também pode criar uma paleta de gráficos personalizada e editar as configurações de borda e plano de fundo.
5. Incorporar conteúdo externo
Assim como você pode trazer seu relatório para o mundo inteiro, também pode trazer o mundo inteiro … para o seu relatório.
Com o recurso de incorporação de URL, você pode inserir documentos do Google, Planilhas Google, vídeos do YouTube – até mesmo páginas da web ao vivo. O conteúdo incorporado é interativo, portanto, é muito mais poderoso que uma captura de tela.
Para adicionar conteúdo, clique em “Inserir” na barra de navegação superior e escolha “Incorporar URL”.
A partir daí, basta colar o URL. Pode ser necessário redimensionar a caixa que parece caber em todo o comprimento e largura do seu conteúdo.
As opções aqui são infinitas. Uma das minhas maneiras favoritas de usar esse recurso é incorporar um formulário do Google para avaliar a utilidade do relatório para o meu público:

Se uma seção do relatório precisar de contexto extra (ou meus espectadores não forem tão técnicos), adicionarei um pequeno vídeo explicando o que eles estão vendo e como interpretar os resultados.
Para personalizar um relatório para um cliente, adicionarei o URL do site, blog e / ou das páginas que eles me contrataram para criar ou melhorar.
E para a equipe de blogs da HubSpot, adicionarei a versão mais recente do Search Insights Report para que eles possam comparar nosso progresso com os resultados.
6. Envie relatórios agendados
Se você tem um grupo de partes interessadas que precisa ver seu relatório regularmente, considere usar o recurso “relatório agendado” do Data Studio. Clique no relógio no menu superior para configurar isso.
Primeiro, digite os endereços de e-mail dos destinatários e escolha uma programação: diariamente, toda segunda-feira ou todo mês.
Isso é particularmente útil quando você está trabalhando com clientes, pois você pode não querer dar a eles acesso ao relatório ao vivo.
7. Baixar relatórios
Como alternativa, você pode fazer o download do seu relatório como um PDF. Isso é útil para situações pontuais, como se o seu chefe solicitasse um relatório de status ou se o seu cliente deseja saber o desempenho de um anúncio até agora este mês.
Para baixar o arquivo, clique na seta voltada para baixo ao lado do relógio.
O Data Studio oferece a opção de baixar sua página atual ou o relatório inteiro. Você pode até adicionar um link ao relatório para que seu público possa aprofundar se quiserem e adicionar proteção por senha para garantir que seus dados permaneçam seguros.

8. Incorporar relatórios
Você pode até exibir seu relatório no site da empresa ou no portfólio pessoal – o que pode ser uma ótima maneira de destacar os resultados obtidos para um cliente ou projeto.
Clique no ícone de colchetes na barra de navegação superior.

Esta caixa irá aparecer:

Ajuste a largura e a altura conforme necessário e pronto.
Dicas intermediárias
9. Adicione um período
Dê mais liberdade aos espectadores, permitindo-lhes selecionar em quais datas eles gostariam de ver as informações.
Por exemplo, meus relatórios sempre são padronizados nos últimos 30 dias, mas se um dos editores de blog da HubSpot quiser ver como suas propriedades se comportam no mês anterior, os controles de período permitem ajustar o relatório.
Eles podem escolher entre opções predefinidas, como “ontem”, “últimos sete dias”, “ano até a data” etc. etc. ou escolher um período de tempo personalizado.
Para habilitar isso, navegue primeiro para a página em que deseja dar aos usuários o controle de data. Verifique se você está no modo “Editar”. Em seguida, clique no ícone de calendário na barra de ferramentas.
Uma caixa aparecerá no seu relatório. Arraste-o para a posição desejada – recomendo em algum lugar no canto superior direito ou esquerdo para que seu público o veja primeiro – e ajuste o tamanho, se necessário.
Clicar neste módulo exibirá um painel à esquerda do seu relatório chamado Propriedades do período. Defina o período padrão como “Período automático”, se ainda não estiver.
Se seus espectadores selecionarem um período usando o widget de período, todos os relatórios da página serão atualizados automaticamente para esse período.
Existem duas maneiras de substituir isso:
- Defina um período dentro de um gráfico específico. Esse período sempre substitui o controle do período.
- Agrupe os gráficos que você deseja que sejam afetados pelo controle de período com o módulo. Selecione os gráficos e a caixa e escolha Organizar> Agrupar.
Agora, somente os gráficos deste grupo serão atualizados quando alguém ajustar o período.
Verifique se essa configuração é clara para os espectadores. Caso contrário, eles provavelmente assumirão que todos os gráficos que estão visualizando na página atual estão usando o mesmo período.
10. Adicione controles de filtro
Dê ao seu público ainda mais flexibilidade com os controles de filtro. Como o controle de período, um filtro aplica suas configurações a todos os relatórios da página. Portanto, se, por exemplo, alguém filtrasse tudo além do tráfego orgânico, todos os relatórios nessa página mostrariam dados especificamente para o tráfego orgânico.
Adicione um controle de filtro clicando neste ícone na barra de ferramentas.
O filtro aparecerá na página do relatório. Redimensione-o e arraste-o para a posição desejada. Enquanto estiver selecionado, você verá um painel no lado esquerdo:
Na guia dados, escolha qual dimensão você deseja que os espectadores possam filtrar. Essas dimensões são da sua fonte de dados – neste exemplo, escolhi o Tipo de tráfego.
A parte métrica é opcional. Basicamente, se estiver marcado, os espectadores verão os valores para cada subcategoria de dimensão no filtro. (Isso fará mais sentido depois de ver a captura de tela abaixo.) Eles podem classificar por esses valores, mas não podem filtrar por uma métrica.
Você pode adicionar um filtro adicional ao seu controle de filtro. Por exemplo, se você adicionou um filtro para Origem / mídia, convém excluir o filtro “baidu / orgânico” para que seus espectadores não vejam isso como uma opção.
Personalize a formatação e a aparência do seu controle de filtro na guia estilo. Você tem algumas opções: liste / marque todas as que aplicam filtros, como este:
Ou filtros “pesquisar tudo”, que permitem que seus espectadores pesquisem por termos numéricos e de texto usando operadores como> = e <ou “iguais”, “contém”, etc., respectivamente.
Isso pode ser um aborrecimento para as pessoas que estão lendo o relatório – além disso, elas precisam se sentir um pouco à vontade com os operadores de pesquisa. A menos que as dimensões do seu filtro possuam 10.000 valores (improvável), use o filtro da lista.
11. Crie filtros de gráfico interativos
Deseja tornar ainda mais fácil para o seu público filtrar os gráficos no seu relatório? Crie filtros de gráficos responsivos.
Isso parece chique, mas simplesmente significa que a seleção de uma dimensão em um gráfico filtrará todos os gráficos nessa página para essa dimensão.
Por exemplo, se você clicar em “orgânico” neste gráfico, os outros gráficos da página serão atualizados para mostrar dados apenas para tráfego orgânico, assim como você aplicou um controle de filtro tradicional.
Você também pode criar controles de gráfico para gráficos de tempo, linha e área. Se um usuário destacar, por exemplo, janeiro a março em um gráfico de tempo, os outros gráficos da página também mostrarão dados de janeiro a março – assim como o controle de período.
E também, como nos controles de filtro, você pode agrupar os controles do gráfico.
Para habilitar um controle de gráfico, selecione o gráfico apropriado. No painel direito, role até a parte inferior e marque a caixa “Aplicar filtro”.
Adicione uma legenda ao lado dos gráficos que oferecem suporte à filtragem interativa para que seus espectadores saibam que é uma opção:

12. Adicione controle de dados
Os controles de dados podem ser apenas um dos recursos mais legais do Data Studio, ponto final. Coloque um desses bandidos em seu relatório e você dará aos espectadores a capacidade de escolher a fonte dos dados que serão canalizados para seus gráficos.
Isso é um divisor de águas para qualquer pessoa que gerencia uma propriedade complexa ou trabalha com várias partes interessadas diferentes.
Por exemplo, imagine que você é o administrador da conta do Google Analytics da HubSpot. Você cria um relatório do Data Studio que monitora os principais indicadores de desempenho do site, como velocidade média da página, número de códigos de resposta diferentes de 200, número de cadeias de redirecionamento e assim por diante.
Você compartilha esse relatório com a equipe de blogs, que tem acesso à visualização do Google Analytics em blog.hubspot.com. (Precisa de uma atualização sobre como as visualizações e permissões funcionam? Confira nosso guia definitivo para o Google Analytics .)
Você também compartilha o relatório com a equipe da Academia, que tem acesso à visualização do GA em academy.hubspot.com, assim como a equipe de Otimização de Leads, que tem acesso à visualização de Offers.hubspot.com.
Para ver esse relatório preenchido com os dados relevantes, essa equipe simplesmente precisa selecionar sua visualização no menu suspenso “fonte de dados” e pronto – todos os gráficos serão atualizados automaticamente.
Muito bacana, certo?
Isso não apenas impede a reconstrução do mesmo relatório para grupos diferentes, como também significa que você não precisa se preocupar em compartilhar acidentalmente informações sensíveis ou confidenciais. Cada visualizador pode selecionar apenas fontes de dados às quais foi concedido acesso.
Você pode incluir vários controles de dados em um único relatório.
Adicione o widget de controle de dados ao seu relatório clicando neste ícone:
Em seguida, escolha de qual fonte principal você deseja que os espectadores extraiam:

13. Adicione uma divisão de dimensão
Em vez de dizer o que é uma divisão de dimensão, é mais fácil se eu mostrar como ela funciona.
Suponha que queremos ver os usuários por fonte. Para descobrir, criamos um gráfico de barras simples.

Isso é interessante – ainda há algum contexto ausente. Todo esse tráfego orgânico é proveniente do Google? (Como se trata de dados dos EUA, provavelmente, mas imagine criar o mesmo gráfico para a China ou o Japão, onde o Baidu e o Yahoo têm uma presença muito maior.)
E o tráfego de referência? Claramente, estamos recebendo um número significativo de usuários de links de referência; é uma fonte única direcionando a maioria delas ou é distribuída de forma igualmente uniforme em uma ampla variedade de fontes?
Poderíamos criar gráficos de barras separados para cada fonte – primeiro filtrando pela mídia e depois criando a dimensão “Origem” e a métrica “Usuários”.
Ou podemos clicar em um único botão e o Data Studio faz isso por nós.
Em Dimensão de detalhamento, clique em “Adicionar dimensão”.
Adicione “Fonte”.
Aqui está o que você deve ver:
Tenho certeza de que meu ex-professor de análise de dados choraria se visse isso. Não se preocupe, Vish, ainda não terminamos.
Vá para a guia “Estilo” e marque a caixa “Barras empilhadas”. Isso transformará seu gráfico de barras comum em um gráfico de barras empilhadas (você deve ver a atualização do tipo de gráfico em conformidade).
O Data Studio tornará seus gráficos de barras automaticamente “100% de empilhamento”, o que significa que todas as barras irão para o topo do gráfico. Esse estilo é enganador – por exemplo, aqui sugere que todo meio gerou o mesmo número de usuários. Desmarque esta caixa.
Confira:

14. Use o Data Studio Explorer (Labs)
Para trazer qualquer gráfico para o Explorer, passe o mouse sobre o espaço próximo ao canto superior direito. Você verá três pontos empilhados verticalmente; clique neles.

Selecione “Explorar (Labs)”.
Você verá algo assim:
Você pode alternar entre diferentes visualizações; adicionar e remover dimensões e métricas; alterar o período; e aplique segmentos.
Nota importante: ao contrário de qualquer outra ferramenta do Google, o Explorer não salva automaticamente seu trabalho. Para preservar seu gráfico, clique no botão “Salvar” na barra de navegação superior (à esquerda do ícone do seu perfil). Depois de fazer isso, o seu “relatório” do Explorer será salvo na seção Explorer do seu painel. Todas as alterações que você fizer serão salvas por padrão.
Falando nesse painel, se você preferir, também pode iniciar com o Explorer (em vez de um relatório do Data Studio). Vá para o painel do Data Studio e selecione “Explorer (Labs)” no menu à esquerda.
Adicione uma nova fonte de dados clicando no botão azul no canto inferior direito.
A princípio, o Explorer me confundiu. Parece muito semelhante ao núcleo do Data Studio – qual era o sentido de ter os dois?
No entanto, depois de passar algum tempo no Explorer, passei a apreciar seu valor único.
Diferentemente do Data Studio, quaisquer modificações feitas em um gráfico no Explorer são temporárias. Isso significa que é um ótimo local para pesquisar seus dados e experimentar maneiras diferentes de visualizá-los sem fazer alterações permanentes. Quando estiver satisfeito com seu gráfico, basta exportá-lo novamente para o Data Studio.
Para fazer isso, clique no pequeno ícone de compartilhamento na barra de navegação superior.
Em seguida, escolha se deseja adicionar seu trabalho do Explorer a um relatório novo ou existente do Data Studio.
Características avançadas
15. Crie filtros no nível do relatório
Por padrão, um filtro se aplica a todos os gráficos nessa página. Mas e se o espectador for para a próxima página? O filtro não vai com eles.
Isso é confuso para pessoas não técnicas e inconveniente para pessoas que entendem de dados. Para trazer um filtro do nível da página para o nível do relatório, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Criar relatório”.

16. Crie campos combinados
O Data Studio é poderoso porque você pode trazer mais de 400 fontes de dados em um único relatório. Graças a um novo recurso, fontes combinadas, ficou ainda mais poderoso.
Atenção: isso será um pouco técnico. Fique comigo e prometo que valerá a pena.
Se você estiver familiarizado com as cláusulas JOIN no SQL, entenderá a mistura de dados imediatamente. Não tem idéia do que é SQL? Não é um problema.
A melhor maneira de pensar em mesclar dados é com um diagrama de Venn. Você tem dois conjuntos de dados. Cada conjunto de dados possui informações exclusivas – por exemplo, os dados que vivem nas áreas verde e azul, respectivamente.
Mas eles têm (pelo menos) um ponto de dados em comum: as informações na seção de sobreposição azul-verde.
Esse ponto de dados compartilhado é conhecido como chave. Se seus conjuntos de dados não tiverem uma chave, eles não poderão ser combinados.
Por exemplo, suponha que você queira comparar como os usuários se comportam no seu site e no seu aplicativo. A chave é o ID do usuário, uma dimensão personalizada que você criou no Google Analytics que o software de análise de aplicativos também usa. (Nota: a chave não precisa ter o mesmo nome nas duas fontes de dados; ela só precisa ter valores idênticos.)
Você combina o relatório de comportamento do site do GA com o relatório de uso do aplicativo. Isso fornece todos os registros do primeiro relatório, juntamente com os registros correspondentes do segundo; em outras palavras, se um usuário tiver visitado o site e usado o aplicativo, ele será incluído. Se eles apenas usaram o aplicativo, mas não visitaram o site, eles não serão incluídos nos novos dados combinados.
Isso é conhecido como uma junção externa esquerda. (Para saber mais, consulte este manual do W3Schools .) Por que você se importa? Porque a ordem das suas fontes de dados é importante.
Coloque sua fonte de dados principal em primeiro lugar – onde você deseja todos os valores, independentemente de haver uma correspondência em sua segunda fonte.
Agora que resolvemos tudo isso, vamos criar um campo misto.
Primeiro, adicione um gráfico ao seu relatório.
Clique em “Blend Data”.
Este painel irá aparecer:
Selecione sua primeira fonte de dados à esquerda. Lembre-se, essa é a fonte de dados principal. Em seguida, adicione sua segunda fonte de dados. O Data Studio permite adicionar até cinco fontes de dados em um gráfico, mas, por enquanto, vamos nos concentrar em duas.
Agora escolha sua (s) chave (s) de junção. Se o campo existir nas duas fontes, ele ficará verde. Se não existir, você verá o seguinte:
Lembre-se de que a chave atua como um filtro para a segunda fonte de dados. Neste exemplo, apenas os registros que correspondem à página de destino da visualização do GA para hubspot.com serão obtidos do Google Search Console.
A escolha de várias chaves limitará ainda mais o número de registros extraídos da segunda fonte de dados.
Depois de escolher sua (s) chave (s) de junção, o restante do processo deve parecer familiar.
Escolha as dimensões e métricas que deseja ver para sua primeira fonte de dados. Faça o mesmo para o seu segundo.
Você também pode limitar os resultados adicionando um filtro ou um período (ou para fontes, segmentos do GA). Filtros, intervalos de datas e segmentos aplicados à fonte de dados mais à esquerda serão transferidos para as outras fontes de dados.
Depois de concluir a personalização do relatório, clique em “Salvar”. Parabéns: você acabou de criar seu primeiro gráfico de dados combinados!
Se você achar mais fácil criar dois gráficos separados e combiná-los, o Data Studio oferece um ótimo atalho.
Basta selecionar os dois gráficos, clicar com o botão direito do mouse e escolher “Misturar dados”.
Infelizmente, o Data Studio pode ser confundido com bastante facilidade, então eu ainda faria um esforço para aprender a mesclar dados usando o painel direito.
17. Misture sua fonte de dados consigo mesma
Se você estiver enfrentando limitações com os conectores da fonte de dados, tente esta solução alternativa: misture uma fonte de dados consigo mesma.
Para se ter uma ideia, o conector de dados do GA permite apenas adicionar uma métrica de “usuário ativo” a um gráfico, para que não haja como ver Usuários Ativos de 1 Dia, Usuários Ativos de 7 Dias e Usuários Ativos de 28 Dias no mesmo gráfico … a menos que você misture sua fonte de dados do Google Analytics consigo mesma.
Siga as mesmas instruções acima, mas, em vez de escolher uma nova fonte para a sua segunda fonte de dados, selecione a primeira novamente.
E como todos os campos são idênticos, você pode escolher a chave de junção que desejar.
Essa opção também é perfeita quando você precisa comparar tendências em mais de dois subdomínios ou segmentos.
Por exemplo, eu queria olhar para usuários orgânicos do HubSpot Blog (blog.hubspot.com) e do site principal (www.hubspot.com) ao mesmo tempo.
Isso me ajuda a descobrir se estamos aumentando o tráfego de pesquisa em geral. Também é útil quando o tráfego diminui – as classificações caíram em todo o site ou apenas no blog (ou no site)?
No entanto, você não pode adicionar duas métricas separadas de “usuário” a um gráfico de uma vez … a menos que, é claro, esteja misturando dados.
Para configurar isso, crie uma nova fonte de dados combinados (seguindo o mesmo processo acima).
Adicione sua primeira visualização à coluna mais à esquerda, sua segunda visualização à coluna a seguir e assim por diante.
Nota: verifique se você está escolhendo visualizações com dados mutuamente exclusivos. Em outras palavras, eu não gostaria de usar “blog.hubspot.com” como minha primeira fonte e “blog.hubspot.com/marketing” como minha segunda fonte, porque todos os dados do blog.hubspot.com/marketing A visualização está incluída na blog.hubspot.com.
Por causa dessa sobreposição, não poderíamos identificar claramente as tendências.
Use “Data” como a chave de junção.
Adicionei o segmento de tráfego orgânico a ambas as fontes, mas você pode escolher o segmento em que estiver interessado (tráfego pago, tráfego social etc.) ou deixá-lo totalmente de fora! Toneladas de possibilidades aqui.
De fato, aqui estão algumas idéias adicionais para mesclar uma fonte consigo mesma:
- Compare mais de dois segmentos personalizados
- Compare mais de duas páginas de destino
- Compare duas metas mais completas
18. Crie um campo calculado básico
Quando seus dados existentes não fornecem informações suficientes, é hora de criar um campo calculado.
Os campos calculados levam seus dados e, como o nome sugere, executa cálculos neles.
Provavelmente é mais fácil explicar com um exemplo. Digamos que você queira analisar o número médio de transações por usuário. Você pode criar um campo calculado que pega a métrica “Transações” e a divide pela métrica “Usuários”.
Depois que esse campo for criado, ele será atualizado automaticamente – para que você possa alterar o período, as dimensões etc. do gráfico, e a média de transações por dados do usuário será atualizada de acordo.
Existem duas maneiras de criar um campo calculado.
1. Crie um campo no nível da fonte de dados, que disponibilizará esse campo em qualquer relatório que use essa fonte de dados.
Também estará disponível como um controle de filtro ou em novos campos calculados (como o início calculado do campo).
Obviamente, essa é uma boa opção se você planeja usar essa métrica personalizada mais de uma vez. A única ressalva – você deve ter direitos de edição na fonte de dados original. Você também não pode usar um campo calculado da fonte de dados com dados combinados.
2. Crie um campo no nível do gráfico, o que significa que você só poderá usar o campo para esse relatório específico.
Todas as limitações do outro tipo são revertidas: embora não seja possível usar um campo calculado no nível do gráfico em outro gráfico, controle de filtro ou campo calculado adicional, você não precisa ter direitos de edição nos dados originais.
Você também pode usar um campo calculado específico do gráfico para mesclagem de dados, que abordaremos na próxima etapa.
Criar um campo calculado da fonte de dados
Adicione um gráfico ao seu painel do Data Studio e escolha a fonte de dados da qual deseja derivar seu novo campo.
Clique em “Adicionar um novo campo” no canto inferior esquerdo.
(Você também pode fazer isso clicando no lápis ao lado da fonte de dados e selecionando “Adicionar um campo” no canto superior direito do seu menu de campo.)
Use o menu esquerdo para procurar as métricas necessárias; clique em um para adicioná-lo à fórmula.
Se a fórmula apresentar um erro, uma notificação aparecerá em vermelho embaixo do editor, explicando onde você errou.
Se sua fórmula funcionar, você receberá uma marca de seleção verde.
Clique em “Salvar” para adicionar seu novo campo à fonte de dados.
E não se esqueça de nomear o seu – o que eu esqueci de fazer. 🙂
Agora você pode adicionar esse campo calculado a qualquer gráfico como um campo normal.
Criar um campo calculado no nível do gráfico
Esta opção é um pouco mais fácil.
Basta clicar em “Adicionar um campo” abaixo das dimensões e métricas existentes que você selecionou.
Em seguida, escolha adicionar um novo campo. Este painel será exibido:
A partir daqui, insira a fórmula do seu novo campo – basta digitar o nome da métrica desejada para ativar um menu de opções – e clicar em “Aplicar”.
Seu novo campo será adicionado ao gráfico.
O Benjamin Mangold’s da Loves Data tem um excelente resumo das métricas calculadas por amostra , incluindo:
- Média de conclusão de objetivos por usuário
- Taxa de não rejeição
- Visualizações de página por transação
- Valor por sessão
Confira para inspiração.
Se você deseja um pouco de prática antes de começar a ir para a cidade com seus próprios dados, o Google oferece um exemplo prático de exercício .
19. Criando um campo calculado avançado
Ok, então há muito o que fazer com campos simples calculados algébricos. Mas há ainda mais a fazer quando você introduz funções e RegEx.
Não se assuste! Vamos percorrer esses passo a passo.
Se você está familiarizado com as funções do Planilhas Google e / ou Excel, já sabe como usar as funções no Data Studio.
Por exemplo, digamos que você se formou em inglês e sempre incomodou que a “Origem” no Google Analytics seja minúscula. (Não, não estou falando de mim mesma. Por que você pergunta?)
Você pode usar a função UPPER para transformar a fonte em maiúsculas.
Basta clicar em “Adicionar dimensão”> “Criar novo campo”.
Em seguida, insira a fórmula UPPER:
Como salienta Ben Collins, especialista do Google Sheets , esse truque também padronizará qualquer nomeação personalizada; por exemplo, se algumas pessoas em sua equipe usaram “bate-papo” para uma campanha e outras usaram “bate-papo”, a função UPPER agregará as duas.
Talvez você queira criar um novo campo para cidade e país.
Basta clicar em “Adicionar dimensão” (já que cidade e estado são variáveis categóricas, e não quantitativas)> “Criar campo”.
Em seguida, use a função CONCATENATE para juntar os campos Cidade e País.
Confira a lista completa de funções que o Data Studio suporta .
Um dos mais bacanas é CASE; se você não estiver familiarizado, é essencialmente uma declaração IF / THEN. Esta função permite criar agrupamentos personalizados.
Por exemplo, digamos que você esteja olhando para a tabela que criamos na última etapa:
O Data Studio está tratando o tráfego móvel do Facebook (m.facebook.com) e o tráfego de desktop (facebook) como duas fontes diferentes. Há também o site l.facebook.com – tráfego de desktops via link shim , que o Facebook implementou em 2008 para proteger os usuários contra possíveis spams. E se você quiser combinar todo o tráfego do Facebook em uma única fonte?
Uma fórmula CASE resolve esse problema perfeitamente. Aqui está a fórmula:
CASO
QUANDO condição ENTÃO resultar
QUANDO condição ENTÃO resultar
Resultado ELSE
FIM
Você pode ter uma condição (como o exemplo abaixo) ou várias. O argumento ELSE é opcional, portanto, fique à vontade para deixá-lo de fora, se você não precisar.
Aqui está a fórmula que usaremos para agrupar o tráfego do Facebook:
CASO
WHEN REGEXP_MATCH (origem, “^ (l.facebook.com | m.facebook.com | facebook.com) $”) THEN “Facebook”
FIM
Essa fórmula informa ao Data Studio: “Se a fonte corresponder a l.facebook.com, m.facebook.com ou facebook.com, chame-o de ‘Facebook'”.
Para adicionar uma fórmula CASE, você deve poder editar a fonte de dados.
Clique no ícone de lápis ao lado de sua fonte para abrir o editor de campo de dados.
Em seguida, clique em “Adicionar um novo campo” no canto superior direito.
Digite sua fórmula.
Se a fórmula funcionar, você verá uma marca de seleção verde. Dê um nome ao seu novo campo e clique em “Salvar”. Agora você pode adicionar esse campo a qualquer gráfico ou viz de dados que use essa fonte de dados.
Você pode estar pensando: “Ok, ótimo, mas essa fórmula foi escrita em Klingon? Como faço para criar o meu?
Não conhece o RegEx? Sem problemas! Esta postagem do blog possui cinco fórmulas para você começar .
20. Crie um campo combinado calculado
Esse é o auge do domínio do Data Studio, exigindo todas as habilidades que você já aprendeu e uma grande dose de sorte – é brincadeira, é super fácil.
Crie uma fonte de dados combinada normalmente.
Neste exemplo, juntei as visualizações do GA em www.hubspot.com e blog.hubspot.com.
Em seguida, clique em “Adicionar métrica”> “Adicionar novo campo” como faria para criar um campo calculado normal.
Digite sua fórmula.
Eu queria ver “Total de usuários” (ou seja, usuários de www.hubspot.com mais usuários de blog.hubspot.com), que é um cálculo simples:
Nota: Pode ficar um pouco peludo aqui se você estiver usando dois campos diferentes com o mesmo nome, como eu estou fazendo aqui. Às vezes, o Data Studio é inteligente o suficiente para reconhecer a diferença, às vezes não. Se você tiver problemas, recomendo editar o nome de um ou dos dois campos nas fontes de dados originais, o que você pode fazer a qualquer momento clicando no lápis ao lado da fonte de dados combinada.
Em seguida, clique no lápis ao lado do nome do campo que você deseja alterar.
Este painel aparecerá; edite o título adequadamente.
Em seguida, clique em “Salvar” e volte ao seu campo calculado para atualizar a fórmula:
Ta-da.
Agora que você conhece o Data Studio por dentro e por fora, está preparado para criar relatórios interativos impressionantes para seus colegas de trabalho, clientes e executivos. Boa sorte.
Comments are closed.