
A segmentação de email é uma estratégia no email marketing, onde as listas de contatos são divididas em grupos menores de pessoas com atributos compartilhados, como interesses, localização ou comportamento de compra. Como melhora drasticamente as taxas de abertura e de conversão, as empresas que usam o email marketing devem usar a segmentação para criar melhores campanhas que atinjam efetivamente os objetivos de marketing.
Segmentação de email
Como funciona a segmentação de email
A segmentação de e-mail é uma maneira de as empresas criarem melhores campanhas de marketing por e-mail quebrando listas de contatos por grupos de usuários por semelhanças como demografia, localização ou comportamento de compra. As campanhas segmentadas são mais eficazes e geralmente geram um ROI mais alto. Isso ocorre porque, reconhecendo que não há clientes de tamanho único e grupos de segmentação por semelhanças, as empresas podem adaptar melhor os emails com conteúdo que ressoa com seu público.
Existem várias maneiras de segmentar uma lista de e-mail, como por dados demográficos (idade, sexo, educação ou renda), local, comportamento do comprador, atividade do site, estágio no funil de vendas, interesses, valores e motivadores. Geralmente, as empresas criarão segmentos usando uma variedade de tipos de segmentação, como idade, interesses e local.
Para segmentar uma audiência, as empresas precisam primeiro determinar o objetivo de sua campanha de marketing e, com isso, criar sua persona ideal para o comprador. As empresas podem analisar sua lista de contatos e selecioná-las da lista que corresponder à personalidade do comprador da campanha. As campanhas por email são projetadas para falar com sua lista segmentada, criando mensagens, ofertas e CTAs que melhor se encaixam nelas.
Benefícios da segmentação por email marketing
As empresas que segmentam campanhas de marketing por email têm campanhas mais eficazes que atingem seus objetivos, aumentando as taxas de abertura, as taxas de cliques e as conversões, enquanto diminuem os cancelamentos de inscrição. Isso ocorre porque as listas de email segmentadas são altamente direcionadas a um grupo específico de usuários cujos emails são projetados para ressoar com mensagens e recursos visuais que são significativos para eles.
Aqui estão cinco razões para segmentar uma lista de email:
- Aumentar as taxas de abertura: uma lista de e-mail segmentada normalmente gera uma taxa de abertura mais alta porque as linhas de assunto são voltadas para atender às necessidades e interesses dos destinatários.
- Aumente a taxa de cliques: ao aumentar a taxa de abertura ou a porcentagem de destinatários que abrem seu email, é mais provável que você aumente sua taxa de cliques, à medida que mais destinatários estiverem abrindo e lendo seu email, além de criar mensagens e ofertas valiosas para sua lista de contatos ou público-alvo.
- Impulsione conversões e aumente o ROI: como os destinatários descobrem que um email inclui uma oferta que é do seu interesse, atendendo a suas necessidades e desejos exclusivos, as taxas de conversão aumentam. À medida que as taxas de conversão aumentam, o retorno do investimento também aumenta.
- Melhorar a reputação do remetente: os provedores de email atribuem às empresas uma pontuação de reputação de email, que é como uma pontuação de crédito para email. Classifica sua empresa com base na credibilidade percebida, com base em fatores como taxas de rejeição e o número de vezes que os destinatários sinalizam seu email. Uma baixa pontuação de reputação pode levar a taxas de entrega ruins.
- Diminuir cancelamentos de inscrição: as empresas que segmentam o público-alvo do marketing por email geralmente têm menos cancelamentos de inscrição. Embora haja um debate sobre se vale ou não a pena suar os assinantes, aqueles com uma lista de e-mails de alta qualidade (por exemplo, clientes recentes) desejarão manter a saúde de sua lista e evitar os canceladores.
Toda empresa que usa o email como um canal de marketing com objetivos específicos deve segmentar suas listas de contatos. Ele não apenas ajuda os e-mails a serem lidos (em vez de excluídos ou sinalizados como spam), mas também oferece às empresas uma maneira de alcançar e se envolver melhor com seu público-alvo. Em troca, tornar o tempo e o esforço envolvidos mais valiosos, atingindo com mais eficiência suas metas de marketing por e-mail.
7 maneiras de segmentar uma lista de emails
O número de maneiras de segmentar uma lista de e-mails é aparentemente interminável. No entanto, existem sete maneiras abrangentes de segmentar uma lista de email: por dados demográficos, como idade, sexo ou educação, localização do usuário, interesses, valores e motivadores, comportamento de compra, estágio no funil de vendas e atividade do site.
Aqui estão sete maneiras principais de segmentar uma lista de email e exemplos de casos de uso:
1. Demografia
Dados demográficos do usuário, como idade, sexo, educação ou renda, são uma maneira de segmentar uma lista de e-mails. Os dados demográficos devem ser usados apenas para segmentar uma lista quando as informações estiverem prontamente disponíveis (em vez de fazer suposições) e quando forem relevantes para sua campanha de email.
- Era
- Gênero
- Educação
- Renda
- Cargo ou setor
Exemplo: Uma universidade está anunciando uma nova graduação em negócios. Como um pré-requisito para uma pós-graduação é um diploma de bacharel, ele segmenta sua lista de contatos por educação, para que apenas aqueles que possuem um diploma de bacharel estejam em sua lista de e-mail. Ele também faz o mesmo ao anunciar seus diplomas de bacharel, eliminando contatos com um diploma de quatro anos e, portanto, é improvável que se interessem por outro.
2. Geográfico
A segmentação geográfica envolve a criação de grupos de destino com base na localização do usuário. Isso pode ser tão amplo quanto a segmentação por local por país ou tão específico quanto a segmentação por um raio em torno de um CEP especificado. É uma maneira útil de segmentar listas de empresas que oferecem seus produtos ou serviços a usuários em um determinado local (por exemplo, um varejista on-line que envia apenas para os EUA e Canadá) ou empresas de tijolo e argamassa (por exemplo, uma clínica odontológica local) )
- No mundo todo
- Por país
- Por região ou estado
- Por cidade
- Dentro de um determinado raio de um CEP
- Clima
Exemplo: uma agência de viagens boutique está usando uma campanha por e-mail para promover sua venda em viagens de meio inverno à Islândia. Historicamente, a empresa descobriu que a grande maioria das pessoas que reservam viagens durante os meses de inverno para destinos de clima frio são pessoas que não vivem em áreas com invernos frios. Portanto, ele segmenta sua lista de contatos considerando a inclusão de usuários de climas temperados e da região sul dos EUA.
3. Interesses
Os interesses são um elemento chave na segmentação de uma lista de email. As empresas que possuem dados nos interesses de suas listas de contatos provavelmente desejarão segmentar por interesses do usuário, como os produtos ou serviços nos quais demonstraram interesse (por visualizações de página ou compras), por suas preferências (por exemplo, com que frequência desejam receber e-mail e que tipo de conteúdo de e-mail eles desejam) ou por participação no evento.
- Produto ou serviços
- Preferências
- Participação no evento
Exemplo: uma empresa de suprimentos para animais de estimação está criando uma campanha de e-mail para gerar vendas de feriados. Oferece uma ampla gama de produtos para diferentes tipos de animais de estimação. Ele segmenta sua lista de contatos pelo tipo de animal de estimação em que seus contatos têm ou demonstraram interesse. Isso permite que a empresa desenvolva conteúdo promocional altamente relevante para seus contatos com base no tipo de animal de estimação que possui e, portanto, nos tipos de produtos que seus contatos têm. será o mais interessado.
4. Valores e Motivadores
Valores e motivadores, como personalidade, opiniões, atitudes e estilos de vida, são uma boa maneira de segmentar uma lista de e-mails, pois informa os negócios sobre como eles podem se conectar melhor com seus contatos. Isso inclui a capacidade de entender melhor que tipo de conteúdo, incluindo mensagens, CTA e oferta, será de interesse ou valor para seus contatos. Pode ser difícil adquirir esse tipo de dados, embora uma maneira seja através de comentários e análises.
- Personalidade
- Pareceres
- Atitudes
- Estilo de vida
Exemplo: uma empresa de software como serviço (SaaS) procura promover seu novo programa de fidelidade VIP por meio de uma campanha de marketing por email. Como deseja alcançar seus melhores clientes, analisa as opiniões e os comentários dos clientes mais satisfeitos com seus serviços. Em seguida, cria uma campanha em torno desses clientes, pois eles são aqueles que provavelmente estão interessados em ingressar no programa VIP da empresa.
5. Comportamento de compra
A segmentação usando dados comportamentais do comprador é uma boa estratégia para empresas de comércio eletrônico. Analisar dados como histórico de compras, histórico de devoluções, frequência de compra, valor médio de compra e abandono de carrinho fornece às lojas on-line muitas informações úteis que podem ser processadas para criar anúncios altamente segmentados que se conectam aos seus contatos.
- Histórico de compras
- Histórico de devoluções
- Frequência de compra
- Valor médio de compra
- Abandono de carrinho
Exemplo: uma empresa que vende chá online acaba de lançar um novo programa de desconto em massa para seus compradores comerciais. Para evitar o envio de e-mails a indivíduos que compram uma das duas caixas de chá por mês, ele segmenta os contatos por seu histórico e valor de compra para encontrar aqueles que compram em grandes volumes e, portanto, estariam interessados em aprender sobre o programa de descontos por atacado.
6. Estágio no funil de vendas
São necessárias diferentes mensagens de vendas em diferentes estágios do funil de vendas para atender às necessidades dos contatos com base em onde eles estão na jornada do comprador. Segmente por estágio do funil de vendas, desde novos assinantes, leads quentes, leads quentes e clientes existentes para criar campanhas que ressoam com seus contatos e ajudem a levá-los ao próximo estágio em direção à conversão do cliente.
- Novos assinantes
- Leads quentes
- Leads quentes
- Clientes existentes
Exemplo: uma empresa de web design segmenta sua lista de contatos pelo estágio do funil de vendas, em um esforço para gerar vendas. Ele segmenta os usuários por aqueles que solicitaram uma cotação de design de site personalizado, mas que ainda precisam se tornar clientes. A empresa sabe que esses contatos estão interessados, mas provavelmente estão comprando para comparar fornecedores neste momento. Ele cria uma campanha que reforça seus pontos de venda exclusivos com uma chamada à ação (CTA) para um modelo de design da web gratuito.
7. Atividade no site
O site de uma empresa é uma mina de ouro para dados do usuário que revela atividades do site, como visitas recentes ao site, visualizações de página, tipo de dispositivo (computador x dispositivo móvel), abandono de formulário e fonte de leads para páginas de destino e ímãs de lead. Essas informações podem ser usadas para descobrir muitas informações sobre seus contatos, como medir seu nível de interesse e entender o que os motiva e interessa.
- Visitantes recentes do site
- visualizações de página
- Tipo de dispositivo
- Abandono do formulário
- Fonte de chumbo
Exemplo: um centro de atendimento a idosos está procurando promover seus serviços de reabilitação premiados, por isso segmenta sua lista de contatos usando a atividade do site para encontrar usuários que visitaram páginas da web, como a página de lesões cerebrais traumáticas e a página do programa de assistência a curto prazo. Ele usa essas páginas para segmentar sua lista porque essas páginas revelam interesse (ou necessidade) por serviços de reabilitação.
Como criar uma campanha de email segmentada em 5 etapas
Para configurar uma campanha de marketing por email, primeiro defina o objetivo da sua campanha. Em seguida, crie uma persona de comprador para seu público-alvo e segmente sua lista de contatos para incluir apenas aqueles que se encaixam na sua persona de comprador. Em seguida, faça login na plataforma de marketing por e-mail e siga o novo processo de criação de campanha para criar sua campanha. Por fim, inicie, monitore e otimize sua campanha ao longo do tempo.
Veja como criar uma campanha de email segmentada em cinco etapas:
1. Defina seu objetivo
A primeira etapa para criar uma campanha de email segmentada é definir a meta ou o que você deseja alcançar usando o email marketing. Isso pode ser qualquer coisa, desde a conscientização de um próximo evento até a geração de vendas de um determinado produto ou serviço. É vital identificar seu objetivo e ser o mais específico possível, pois é o guia de como você posteriormente segmentará sua lista de contatos e criará uma campanha que se conecta ao seu público.
2. Crie uma persona de comprador
Com o objetivo da sua campanha em mente, crie uma persona do comprador ou um perfil do seu público-alvo ideal para esse objetivo. Em outras palavras, quem é a melhor pessoa para ajudá-lo a alcançar esse objetivo? Considere fatores como a demografia básica do usuário e a localização de seus interesses, comportamento de compra, atividade do site, valores e motivadores. Geralmente, as empresas devem usar uma combinação de fatores para desenvolver uma persona de comprador ou perfil de cliente que melhor se adapte ao seu objetivo de marketing.
Por exemplo, um salão de cabeleireiro usa o email marketing para promover seu novo programa de afiliação, onde os membros pagam uma taxa mensal fixa por serviços como penteados e serviços de coloração. Ele cria uma persona de comprador para identificar quem é o público-alvo da campanha e determina que seus contatos têm entre 45 e 65 anos que visitam o salão mensalmente para serviços de coloração de cabelo e que geralmente agendam consultas no meio da semana.
3. Analise sua lista de contatos e selecione destinatários
Em seguida, analise sua lista de contatos e procure os contatos que melhor correspondem à sua personalidade de comprador. Se a sua personalidade de comprador incluir vários elementos de segmentação, como idade, local e interesses, comece vasculhando sua lista de contatos em busca de um elemento e repita o processo para cada elemento, para que no final você tenha uma lista de contatos que atendam a cada um. critérios de segmentação.
4. Crie uma nova campanha
Em seguida, comece a criar sua campanha de marketing por email. Comece fazendo login na sua plataforma de email marketing, como Mailchimp ou HubSpot . Se você ainda não escolheu um, encontre o melhor software de marketing por e-mail para sua empresa e registre-se em uma conta. O Mailchimp é considerado uma das melhores plataformas gerais de marketing por e-mail, fáceis de usar e gratuitas; portanto, usá-lo-emos nos exemplos a seguir. No Mailchimp, clique em “Criar campanha” e depois em “E-mail”.
Como criar uma campanha de email no Mailchimp
Na próxima tela, você será solicitado a selecionar se deseja criar uma campanha de email comum que envie um email ou uma campanha automatizada que envie emails automaticamente com base nas interações do usuário, como novos assinantes, gatilhos e tags ou texto (não recomendado). Para criar uma campanha de marketing por gotejamento que inclua uma série de emails, selecione “Automatizado”. Clique em “Iniciar” quando terminar para passar para a próxima etapa.
Selecione o tipo de campanha de email e insira um nome de campanha
Aqueles que selecionaram a opção “Automatizado” para criar uma campanha de gotejamento terão várias opções sobre como os emails serão automatizados. Navegue pelas opções e selecione o tipo que melhor atende sua campanha, seu público e suas metas. Para obter mais orientações sobre opções e gatilhos de automação, saiba mais sobre os tipos de automação do Mailchimp .
Opções de automação de email do Mailchimp
Em seguida, você será solicitado a inserir informações adicionais. As informações necessárias variam de acordo com o gatilho que você selecionou. Por exemplo, selecionando a opção “Bem-vindo, novos assinantes”, você terá a opção de criar uma única campanha de email ou uma série de emails (por exemplo, séries de integração ou séries educacionais). Aqueles que constroem uma campanha devem selecionar a opção de série se o tipo de gatilho fornecer essa opção.
Nova campanha de email do assinante no Mailchimp
Aqueles que selecionaram uma série serão direcionados para uma página que lista uma série de e-mails diferentes. Para começar a criar cada email, clique no botão “Design Email” à direita de cada email
Email Campaign Builder
Aqueles que optaram por criar uma única campanha de email serão direcionados para uma página que exibe todas as etapas restantes para concluir o novo processo de criação da campanha. Para começar, clique no botão “Adicionar destinatários” no lado direito da tela.
Adicionar destinatários à campanha Mailchimp
Selecione seu público-alvo usando o menu suspenso. Depois disso, a opção de segmentar ou marcar seu público aparecerá à direita. Lá, você pode optar por segmentar por vários fatores, como assinantes ativos, novos assinantes, assinantes inativos ou clientes recentes. Quando terminar, clique no botão “Salvar”. Se você ainda não possui uma lista de contatos carregada, adicione sua lista navegando até a guia “Públicos-alvo” na parte superior da página.
Selecione e segmente um público para uma campanha de email Mailchimp
Em seguida, indique de onde seus emails são inseridos, digitando seu nome e endereço de email. Esta informação é o que será exibido para seus destinatários. Clique no botão “Salvar” quando terminar para passar para a próxima etapa.
Informações do remetente de entrada para a campanha Mailchimp
Clique no botão “Adicionar assunto” à direita da seção “Assunto”. Na tela a seguir, escreva sua linha de assunto na caixa de texto. Revise a caixa “Visualizar texto” à direita para ver como sua linha de assunto aparecerá na caixa de entrada do destinatário. Para obter mais orientações e idéias, leia estas dicas da linha de assunto do email . Clique em “Salvar” quando terminar de escrever sua linha de assunto.
Adicionar uma linha de assunto à campanha Mailchimp
De volta à tela principal, clique no botão “Design Email” à direita da seção “Content” para começar a projetar seu email. Na tela a seguir, navegue e selecione um modelo. Tente encontrar o modelo que mais se aproxima do layout que você deseja usar.
Navegue e selecione um modelo de email do Mailchimp
Depois de selecionar seu modelo, o editor de email será aberto onde você poderá personalizar o modelo. Passe o mouse sobre os elementos do modelo, como imagens e texto, para atualizar seu conteúdo ou duplicar ou excluir blocos de conteúdo. Você também pode adicionar novas caixas de conteúdo arrastando elementos da coluna da direita para a visualização do design do email. Depois de criar seu email, clique no botão “Continuar” no canto superior direito da tela.
Interface de edição de email do Mailchimp
Aqueles que criarem uma série de emails na campanha serão solicitados a inserir configurações, como quando enviar emails. Caso contrário, revise sua campanha. O Mailchimp sinalizará qualquer coisa em sua campanha que precise ser corrigida se encontrar algum problema. Quando tudo estiver definido, navegue até o canto superior direito da tela e selecione a opção “Agendar”. Em seguida, insira a data e a hora em que você deseja que sua campanha seja lançada.
Agendar campanha de email Mailchimp
5. Monitore e otimize sua campanha
Depois de lançar sua nova campanha de marketing por email, reserve um tempo para começar a coletar dados. A plataforma coletará e acompanhará automaticamente dados como taxas de abertura, cliques e conversões. Revise seus dados e trabalhe para melhorar sua campanha de e-mail ao longo do tempo, otimizando elementos de sua campanha de mensagens para sua oferta. Por exemplo, se um email da sua série tiver uma baixa taxa de abertura, tente testar uma nova linha de assunto para gerar mais aberturas.
5 coisas que você precisa para a segmentação de email marketing
Há certas coisas que uma empresa precisa para usar o marketing por email com eficiência. Em primeiro lugar, as empresas precisam de uma lista de contatos considerável para que tenham destinatários para enviar seus e-mails e um entendimento desses contatos para segmentá-los. As empresas também precisam identificar metas específicas da campanha, uma estratégia de campanha por email e uma conta com uma plataforma de marketing por email.
Aqui estão cinco coisas que as empresas precisam para se beneficiar de campanhas de marketing de email segmentadas:
- Uma lista de contatos considerável
- Metas específicas da campanha
- Uma compreensão dos seus contatos
- Uma estratégia de campanha por email
- Software de marketing por e-mail
Para a maioria das empresas, criar uma lista de contatos considerável e desenvolver uma estratégia sólida são os aspectos mais desafiadores do email marketing. Dedicar tempo para gerar e coletar leads e desenvolver uma estratégia ajudará você a criar campanhas de marketing por email mais eficazes a longo prazo.
Perguntas frequentes (FAQs)
O que é email marketing?
O marketing por email é uma estratégia para conectar-se diretamente aos contatos, entregando mensagens personalizadas em suas caixas de entrada. Geralmente, é considerado um canal de marketing altamente eficaz e de baixo custo, que pode ser usado por praticamente qualquer tipo e tamanho de empresa. Obtenha o detalhamento completo do marketing por email e como usá-lo para alcançar seus objetivos de marketing.
Qual é o melhor software de email marketing?
O melhor software de marketing por e-mail para o seu negócio dependerá de suas habilidades, recursos necessários, tempo disponível e orçamento. No entanto, os sistemas de software de marketing por email que estão sempre no topo em todos os setores e tamanhos de negócios incluem Mailchimp, Constant Contact, Drip, ActiveCampaign e HubSpot. Saiba mais para encontrar o melhor software de marketing por e-mail para sua empresa.
Como faço para criar uma lista de email?
As empresas podem criar uma lista de e-mails de várias maneiras, como usar o site como uma ferramenta de geração de leads com ímãs de chumbo, formulários de inscrição de e-mail no checkout, redes sociais, criar brindes ou concursos, hospedar eventos ou webinars e participar de exposições e eventos de rede. Ao criar uma lista de e-mail, as empresas devem considerar onde está o seu público-alvo e os caminhos para alcançá-lo.
Segmentação de Email Marketing
As campanhas de email marketing segmentadas são mais eficazes do que as campanhas que adotam uma abordagem única para se comunicar com o público. Em vez disso, as campanhas segmentadas agrupam os usuários por semelhanças, oferecendo às empresas uma maneira de criar mensagens e conteúdos que falem diretamente para esse público, gerando mais cliques, conversões e vendas. Toda empresa que utiliza email marketing deve segmentar suas listas.
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