
A maioria de nós quer saber qual é o nosso objetivo antes de iniciar um projeto. Mas no que diz respeito aos negócios, muitos profissionais de marketing voam pela calça – e isso é um grande erro. Por quê? Como os profissionais de marketing que criam uma estratégia clara e documentada têm 313% mais chances de obter sucesso .

Criar estratégias de marketing antes de definir seus objetivos de marketing é colocar o carrinho à frente.
É por isso que hoje estamos analisando tudo o que você precisa saber para garantir que está configurando sua empresa para o sucesso com objetivos de marketing eficazes e acionáveis. Aqui está o que abordaremos:
- Quais são os objetivos de marketing
- Como eles são diferentes das metas de marketing
- Como criar objetivos de marketing para o seu negócio
Vamos começar.
Quais são os objetivos de marketing?
Objetivos de marketing são metas acionáveis projetadas para fornecer não apenas uma direção geral, mas ações claras e específicas. Eles são específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseados em tempo (geralmente chamados de metas SMART , um acrônimo que você provavelmente já ouviu antes!).
Os objetivos de marketing devem estar vinculados ao sucesso geral da empresa, não apenas a um número arbitrário.
Por exemplo, uma meta de marketing pode ser aumentar o tráfego do site em 50%.
Mas como você chegará lá e qual será o objetivo desse tráfego? Quando você deseja atingir esse número?
Os objetivos descrevem mais do que apenas um número específico, mas também como você planeja atingir esse número e que impacto esse ponto final terá sobre a empresa como um todo.
Deixe-me claro – qual é a diferença entre um objetivo de marketing e uma meta?
Metas e objetivos são dois lados da mesma moeda. Em geral, as metas de negócios definem o terminal, enquanto os objetivos são um esboço mais específico de como sua equipe de marketing chegará lá.

Esses termos são frequentemente usados de forma intercambiável e podem ter definições diferentes em empresas diferentes. Para os profissionais de marketing digital, no entanto, eles têm diferenças distintas:
- Os objetivos de marketing são objetivos específicos e mensuráveis, projetados para fornecer instruções e metas.
- As metas de marketing são destinos mais amplos, projetados para descrever como sua empresa pode se beneficiar dos esforços de marketing digital.
Por que os objetivos de marketing são tão importantes?
Sem objetivos definidos, seus objetivos de marketing não terão clareza e acompanhamento.
Peter Druker, um conhecido escritor de administração, disse uma vez: “Se você não pode medir, não pode melhorar”. E embora a frase possa ou não ter sido original, a verdade dela permanece no teste do tempo.
Quando os profissionais de marketing digital não dispõem de tempo para delinear objetivos e medir seu impacto, não sabem dizer se seus esforços tiveram algum impacto.
Quais são as principais características dos objetivos efetivos de marketing?
Os objetivos de marketing devem seguir a filosofia SMART para serem eficazes. Isso significa que eles precisam ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseados no tempo.

Específico: métricas específicas devem ser usadas em seus objetivos de marketing. Não basta dizer que deseja aumentar as vendas – diga quanto deseja aumentar as vendas, seja em porcentagem ou em dólar.
Mensurável: os objetivos devem ser mensuráveis e você deve descrever como avaliará o sucesso. Seu objetivo pode ser aumentar o reconhecimento da marca , mas seu objetivo deve incluir como você o medirá – por exemplo, medindo um aumento nas pesquisas orgânicas de marcas, menções sociais ou seguidores sociais.
Atingível: convém aumentar as vendas em 200%, mas esse objetivo é realmente atingível? Certifique-se de que os parâmetros de referência definidos sejam razoáveis e viáveis - e especifique quais etapas são necessárias para atingir esse objetivo.
Relevante: Uma das principais desvantagens dos objetivos é que eles descrevem o destino, mas não como atingir esse parâmetro impactará a estratégia geral de marketing como um todo. Os objetivos devem ser relevantes para o objetivo geral do seu negócio.
Com base no tempo: finalmente, os objetivos devem incluir um prazo razoável para atingir a referência específica. A maioria dos objetivos de marketing é baseada no ano ou no trimestre financeiro, mas isso pode variar de acordo com o objetivo e quanto trabalho é necessário para atingir o benchmark.
Exemplos de objetivos de marketing
Tudo isso parece ótimo, mas como os objetivos de marketing funcionam na vida real? Abaixo, descrevemos vários objetivos de marketing, incluindo como esses objetivos serão rastreados. Esses exemplos podem ser usados como inspiração ao criar seus próprios objetivos.
Aumentar as vendas
Se você vende produtos ou serviços, pode se concentrar em aumentar as vendas para aumentar a receita. Por exemplo, seu objetivo pode ser: “Aumentar as vendas em 15% nos próximos seis meses, aumentando as novas inscrições em 10% e aumentando a média de pedidos de clientes em 20%”.

Em seguida, esboce como você chegará lá – talvez aumentando a produção de conteúdo para geração de leads ou automatizando o marketing por e-mail para sugerir produtos relacionados.
Aumentar leads
Se você oferece um produto caro ou está no mercado B2B, convém aumentar o número de pessoas que chegam ao seu pipeline de vendas para poder trabalhar para converter essas pessoas ao longo do tempo.

Seu objetivo pode ser “Aumentar o número de clientes, aumentando o número de leads em 25% no próximo ano, lançando dois novos funis de geração de leads em nosso site”.
Aumentar o conhecimento da marca
Se você é uma nova empresa ou está lançando um novo produto ou serviço, pode estar interessado em aumentar o reconhecimento da sua marca para aumentar as vendas. Esse objetivo pode ser difícil de rastrear sem um objetivo claro.
Eis como pode ser seu objetivo: “Aumentar a participação de mercado melhorando o reconhecimento da marca nos próximos 12 meses, medido por um aumento na pesquisa orgânica de marcas em 50% por meio da saturação de mídia social, anúncios de mídia social e uma campanha de influenciadores”.

Observe que esse objetivo não apenas descreve o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca, mas também como você o avaliará, por meio de um aumento nas pesquisas orgânicas de seu nome de marca.
Diminuir a rotatividade
Talvez você seja uma empresa bem estabelecida e tenha um funil de vendas decente – mas é difícil manter clientes. Como é mais barato manter os clientes que você já conquistou do que atrair novos clientes, você pode criar um objetivo para diminuir a rotatividade de clientes.
Seu objetivo pode ser o seguinte: “Diminua a rotatividade de clientes em 5% no próximo trimestre, diminuindo os tempos de espera do serviço de atendimento ao cliente em 15% e estimulando os clientes por meio da automação de email”.

Aumentar inscrições de avaliação
Se você é uma empresa de SaaS, é provável que um dos principais indicadores de desempenho seja o número de inscrições de teste que você recebe por mês. Um objetivo para a inscrição de avaliação pode ser: “Aumente a inscrição de avaliação em 25% nos próximos seis meses, aumentando as postagens de convidados e usando o redirecionamento para forçar os seguidores sociais a se inscreverem em uma avaliação”.

Seu objetivo geral pode ser aumentar as vendas, mas seu objetivo é aumentar as inscrições nos próximos seis meses.
Aumentar o tráfego do site
As empresas que estão começando ou que desejam aumentar sua participação no mercado podem estar buscando direcionar o tráfego do site, em um esforço para aumentar o reconhecimento da marca, as vendas e o crescimento geral.
Um objetivo focado em aumentar o tráfego do site pode ter um resumo executivo parecido com o seguinte: “Aumente em 20% os visitantes únicos do site até o final do quarto trimestre de 2020 por meio de postagens de convidados, promoção social e criação de links “.

Um plano totalmente desenvolvido provavelmente incluirá detalhes sobre quantas postagens de convidados, que tipos de promoção social e estratégias de criação de links.
5 etapas para criar objetivos de marketing acionáveis
Agora que você entende o que são os objetivos de marketing e por que eles são importantes, você está pronto para criar os seus próprios. Mas como é o processo de criação? Você deve criar uma estratégia ou descobrir qual é o seu objetivo primeiro?
Criamos um processo de cinco etapas para ajudar a criar objetivos de marketing úteis e mensuráveis.
Etapa 1: delineie seu principal objetivo de marketing
Qual é o principal resultado que você está procurando? Deseja aumentar as vendas, melhorar a retenção de clientes, obter leads de melhor qualidade?
Lembre-se de que seu objetivo deve ser específico e mensurável, não apenas uma declaração genérica.
Por exemplo:
Obter mais tráfego do site X
Aumente o tráfego do site em 20% em 6 meses ✓
Aumente as vendas X
Aumente as vendas para US $ 100.000 em 1 ano ✓
Conquiste mais clientes X
Alcance 25.000 inscrições seis meses após o lançamento✓
Etapa 2: definir metas de curto prazo
Quais objetivos de curto prazo ajudarão você a atingir seu objetivo de marketing? Você definirá benchmarks com base no tempo? Aumentar ações específicas, como criar mais conteúdo? Como você avaliará se seus objetivos de marketing são atingíveis em seis meses?
Por exemplo, seu objetivo pode ser alcançar 25.000 inscrições para sua empresa SaaS seis meses após o lançamento. Onde você espera estar em um, dois ou três meses? Você já considerou o tempo que os esforços de SEO ou de marketing de conteúdo podem levar para serem eficazes?
Etapa 3: delineie sua estratégia de marketing
Você sabe para onde está indo, mas como vai chegar lá? Esta etapa é onde você descreve as estratégias que você usará para alcançar seus objetivos.
Portanto, se seu objetivo é aumentar o tráfego do site em 20% em seis meses, sua estratégia de marketing pode incluir:
- Crie um plano de marketing de conteúdo orientado por SEO.
- Escreva e publique três ou quatro postagens de convidados por mês.
- Use anúncios do Facebook para direcionar tráfego para seu site.
Etapa 4: coordene seus objetivos e metas de longo prazo
Este passo é sobre reflexão – as estratégias que você delineou correspondem ao seu principal objetivo e aos seus objetivos de curto prazo? Você tem adesão de executivos ou gerentes de departamento, e existem falhas na sua estratégia atual?
A maioria das estratégias de marketing não é criada por uma única pessoa – ou mesmo por um único departamento. Uma sessão de brainstorming pode ser útil, mas também pode tirar seus objetivos do objetivo, se você não reservar um tempo para garantir que cada etapa de sua estratégia faça sentido para seu objetivo principal.
Por fim, verifique se seu objetivo e sua estratégia apoiam as metas de crescimento de longo prazo de sua empresa.
Etapa 5: medir seus resultados
Para concluir esta etapa, primeiro você precisa determinar como está medindo os resultados. Você está usando o Google Analytics para medir o tráfego ou outra ferramenta? Você usará o WordStream para acompanhar o sucesso de sua campanha no Facebook ou de outra ferramenta? Você usa links UTM para rastrear o tráfego social ou precisa criar uma meta no Google Analytics?
Decida como você medirá, o que medirá e com que frequência fará essas medições. Seja claro antes de iniciar sua campanha; caso contrário, você corre o risco de ter dados que não podem ser comparados com precisão.
Por exemplo, se você acompanhar os visitantes únicos do site no primeiro mês, mas depois mudar para o tráfego geral no segundo, será mais difícil dizer quais esforços estão fazendo a diferença, porque você está comparando conjuntos de dados diferentes.
Prepare-se para o sucesso com os objetivos de marketing
O marketing eficaz começa com objetivos de marketing claros e mensuráveis, relevantes para os objetivos de curto prazo e vinculados às estratégias de marketing.
Comments are closed.